Escovação dentária e o risco de fluorose em crianças
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1997v18n1p07Palavras-chave:
Flúor, Fluorose, Escovação Dentária, Pasta Dental, Ingestão de Flúor, Crianças.Resumo
O presente estudo verificou que a média de ingestão de pasta dental usada é baixa, variando de 119 a 226 mg. Com base nesses achados, verificamos que o consumo de flúor é relativamente alto e proporcional à concentração de flúor nas pastas existentes no mercado, e que o risco de overdose crônica varia na relação não só do flúor da pasta, como também da frequência de escovação e do flúor no Sistema Público das Águas de Abastecimento. Conclui-se que para até 2 escovações/dia, as pastas de até 1200 PPM não apresentam nenhum risco para as crianças que vivem em cidades sem flúor nas águas, mas que já apresentam problemas para aquelas que vivem em cidades com flúor. Os demais resultados analisados, tanto pela tabela de suplementação da Associação Dentária Americana (ADA), 1995, como pela dose ideal de flúor/peso/dia (STEWART et al., 1982), mostram que as pastas de 1450 e 1500 PPM não podem ser usadas em crianças de 2 a 5 anos, pois a ingestão do flúor via pasta dental ultrapassa o limite de segurança. Talvez este seja um dos (atores que tenha contribuído para o aparecimento de fluorose dentária questionável ou leve na nossa população.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.