Visitantes Florais de Murraya exótica L. (Rutaceae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1994v15n2p153Palavras-chave:
Abelhas, Biologia reprodutiva, Murray a exótica, Polinização, Visitantes florais.Resumo
Foram realizados estudos de biologia floral, sistemas de cruzamento e observação do comportamento da entomofauna visitante de Murraya exótica L. (Rutaceae). Os estudos de biologia floral consistiram de observações sobre a produção de néctar e concentração de açúcar, presença de osmóforos, pigmentos na corola, padrão de reflexão e absorção de raios ultravioleta, viabilidade de pólen, polinizadores e visitantes florais em geral. Os sistemas de cruzamento foram estudados através de polinizações manuais. A espécie M. exótica é freqüentemente xenogâmica, mas a autogamia também ocorre. Os polinizadores efetivos são as abelhas Apis mellifera (51,6%) e Trigona spinipes (9,9%). Os demais insetos visitantes são pilhadores de néctar e pólen. O florescimento inicia-se normalmente de fevereiro a março e o ciclo reprodutivo completo, compreendendo a produção de botões florais até a formação de frutos maduros, abrange os meses de fevereiro a junho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.