Itinerário terapêutico e o lúdico no processo de cuidado à criança com diabetes: vivências do cuidador familiar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2022v43n2p263

Palavras-chave:

Acesso aos Serviços de Saúde, Atitude Frente a Saúde, Família, Jogos e Brinquedos.

Resumo

Introdução: Diabetes Mellitus tipo 1 é uma das doenças crônicas mais prevalentes na infância. O acompanhamento profissional das crianças com Diabetes Mellitus tipo 1 precisa ser integrativo e considerar as etapas do desenvolvimento infantil, suas experiências, e formas adequadas de comunicação e estratégias lúdicas.
Objetivos: descrever as experiências e uso de recursos lúdicos, bem como identificar o itinerário terapêutico percorrido pelo cuidador da criança com Diabetes Mellitus tipo 1.
Metodologia: pesquisa descritiva com abordagem qualitativa realizada com oito cuidadores  familiares de crianças com três a 12 anos incompletos com Diabetes Mellitus tipo 1 em um município no Nordeste de Santa Catarina e que realizam acompanhamento no ambulatório de especialidade de um hospital infantil. Os dados foram coletados entre julho e agosto do ano de 2021, por meio de entrevistas em plataformas virtuais e analisados conforme análise temática.
Resultados: foram elaboradas quatro categorias temáticas a partir das unidades de sentidos mais significativas: percepção dos sinais e sintomas e a descoberta da doença; a peregrinação nos serviços de saúde em busca de respostas; a não utilização de estratégias lúdicas para educação em saúde por profissionais da saúde; depois tudo volta a ser docinho novamente.
Conclusão:
o itinerário terapêutico do cuidador da criança com Diabetes Mellitus tipo 1 evidencia uma peregrinação nos serviços de saúde, falta de comunicação entre os profissionais de saúde e vínculo frágil com atenção primária.

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Biografia do Autor

Leticia Pavanello Junkes, Faculdade Censupeg

Enfermeira. Pós-graduanda em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica pela Faculdade Censupeg, Joinville, SC

Suelen Alves Farias, Faculdade Censupeg

Enfermeira. Pós-Graduanda Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica pela Faculdade Censupeg. Joinville, SC, Brasil

Rebecca Ortiz La Banca, Hospital Infantil de Los Angeles

Enfermeira. Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Pós Doutorado pela Harvard Medical School. Research Nurse Scientist no Children’s Hospital Los Angeles, CA

Lidiane Ferreira Schultz, Faculdade IELUSC

Enfermeira. Doutora em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE. Professora da Faculdade IELUSC, Joinville, SC.

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Publicado

2022-11-11

Como Citar

1.
Junkes LP, Farias SA, Banca ROL, Schultz LF. Itinerário terapêutico e o lúdico no processo de cuidado à criança com diabetes: vivências do cuidador familiar. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 11º de novembro de 2022 [citado 1º de novembro de 2024];43(2):263-76. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/45845

Edição

Seção

Artigos