Leishmania Game: tecnologia educativa para prevenção/ensino de leishmaniose visceral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2021v42n1p91

Palavras-chave:

Doenças parasitárias, Ensino fundamental, Educação em saúde ambiental, Promoção da saúde.

Resumo

Introdução: a leishmaniose visceral, mais conhecida como calazar, é uma doença crônica causada por protozoários de Leishmania infantum e é uma doença caracterizada como endêmica no município de Pau dos Ferros, estado do Rio Grande do Norte. Dessa forma, a construção de uma tecnologia educativa pode ser uma ferramenta auxiliadora no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Objetivo: construir e validar conteúdo e aparência de jogo didático no ensino de leishmaniose visceral para alunos do ensino fundamental.
Metodologia: trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa. O jogo foi confeccionado a partir de um esboço feito à mão pela autora e posteriormente entregue a um profissional responsável pelo design. Para validar o jogo, foi aplicado um protocolo de validação para 10 juízes que validaram o jogo de acordo com as expectativas curriculares e cognitivas dos alunos dos anos finais do ensino fundamental. Os dados coletados foram organizados no Microsoft® Excel® e posteriormente apresentados em gráficos e tabelas para análise  final.
Resultados: no que diz respeito à média geral da tecnologia educacional, obteve-se média 4,6, que corresponde a 92% de concordância dos juízes. Dessa maneira, comprova-se que todos os itens da tecnologia educacional “Leishmania” foram validados pelos juízes obtendo média superior ao estipulado.
Conclusão: todos os itens apresentados no protocolo de validação foram considerados adequados na avaliação dos juízes, o que garante a confiabilidade do instrumento para ser utilizado. Dessa forma, o jogo pode ser utilizado com segurança por professores para avaliar o conhecimento dos alunos acerca da leishmaniose visceral.

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Biografia do Autor

Monique Kerly Maia Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrado em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil.

Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorado em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Professora Adjunta I do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil.

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Publicado

2021-02-02

Como Citar

1.
Fernandes MKM, Carvalho DP de SRP. Leishmania Game: tecnologia educativa para prevenção/ensino de leishmaniose visceral. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 2º de fevereiro de 2021 [citado 4º de novembro de 2024];42(1):91-102. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/41860

Edição

Seção

Artigos