Conhecer para prevenir: complementação do conhecimento dos alunos do ensino fundamental sobre microbiologia e parasitologia em três escolas de Uberlândia-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2020v41n2p249

Palavras-chave:

Educação, Saúde, Prevenção.

Resumo

O conhecimento sobre microbiologia e parasitologia é considerado abstrato, pois muitos agentes causadores de doenças não são vistos a olho nu, o que distancia os alunos da realidade. Assim, nossos objetivos foram promover ações educativas por meio de ferramentas didáticas lúdicas que possibilitassem a complementação do aprendizado dos alunos frente aos diferentes grupos de microorganismos e parasitos e das ações de profilaxia relacionadas aos mesmos, e avaliar se ao final eles tinham condições de discriminar os grupos e relacionar com as doenças e as formas de profilaxia. Para tanto, foram feitas entrevistas junto aos professores para levantamento das possíveis atividades a serem desenvolvidas. A ação foi definida e então dividida em três momentos (aula expositiva, jogo didático e mostra científica) realizados entre agosto e novembro de 2018, atingindo aproximadamente 350 alunos, de oitavos e nonos anos, de três escolas públicas da zona urbana e rural da cidade de Uberlândia-MG. Para avaliar o impacto da ação foi feita uma análise comparativa de questionários aplicados antes (pré-intervenção) e após a ação (pós-intervenção). O percentual das respostas corretas nos questionários pós-intervenção aumentou em duas escolas (p>0,005). Quanto à análise por questões, as menores porcentagens de acertos foram observadas em perguntas relacionadas à distinção entre doenças bacterianas e virais, o reconhecimento dos sintomas e a associação das formas de transmissão com a profilaxia. Assim, este estudo reforça a importância da educação em saúde para que os alunos se mobilizem frente ao combate das doenças

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Biografia do Autor

Marco Miguel de Oliveira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutorando em Imunologia e Parasitologia Aplicadas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil.

Kelem Cristina Pereira Mota, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Imunologia e Parasitologia Aplicadas na Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Iasmin Aparecida Cunha Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Imunologia e Parasitologia Aplicadas na Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Karen Ferraz Faria, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Camila Oliveira Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Douglas Alves Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Maria Julia Rodrigues da Cunha, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Juliana Silva Miranda, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Técnica em Educação no Inst. de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2020-07-07

Como Citar

1.
Oliveira MM de, Mota KCP, Araújo IAC, Faria KF, Silva CO, Pereira DA, et al. Conhecer para prevenir: complementação do conhecimento dos alunos do ensino fundamental sobre microbiologia e parasitologia em três escolas de Uberlândia-MG. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 7º de julho de 2020 [citado 21º de novembro de 2024];41(2):249-62. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/38120

Edição

Seção

Artigos