Análise Comparativa do Índice de Sucesso dos Implantes Osteointegrados com e sem a Utilização de PRP, no Protocolo de Fixação

Autores

  • Feis Feres Junior Universidade de São Paulo
  • Euloir Passanezi Universidade de São Paulo
  • Sebastião Luiz Aguiar Greghi Universidade de São Paulo
  • Adriana Passanezi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2004v25n1p9

Palavras-chave:

Implantes, PRP (Plasma Rico em Plaquetas), IGF (Fator de Crescimento Derivado da Insulina), PDGF (Fator de Crescimento Derivado de Plaquetas), TGF-ß (Fator de Crescimento Transformador- ßeta).

Resumo

O presente trabalho refere-se ao levantamento de dados de 1267 prontuários do CID – Centro de Implantes Dentários de Londrina. Os resultados de sucessos e perdas de implantes ósseo-integrados foram anotados e, a seguir, separados por marca do implante FOB-USP e ACTIVE, este com dois tipos de superfície (lisa ou jateada). Também se verificou se houve ou não utilização de PRP no protocolo de fixação.Foi analisado o total de 1572 implantes, em 642 dos quais foi utilizado o PRP no protocolo de fixação. Ocorreram 16 perdas,representando um percentual de sucesso de 97,51%. Em 930 implantes, não foi utilizado o PRP e houve 66 perdas, demonstrando um índice de sucesso de 92,90%. Os resultados foram discutidos à luz da literatura atual, e pode-se concluir que o PRP empregado no protocolo de fixação de implantes conduz a menor perda de implantes ósseo-integrados, aumentando o índice percentual de sucesso de maneira geral. A influência do PRP no índice de sucesso de implantes ósseo-integrados é significativamente mais marcante na maxila que na mandíbula; o PRP representa material promissor nos processos de reconstrução óssea de modo geral, sendo recomendável o seu emprego em situações definidas de colocação de implantes.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Feis Feres Junior, Universidade de São Paulo

Professor Assistente da Disciplina de Estomatologia do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil da Universidade Estadual de Londrina e Mestrando do Programa de Periodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP.

Euloir Passanezi, Universidade de São Paulo

Professor Titular da Disciplina de Periodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP.

Sebastião Luiz Aguiar Greghi, Universidade de São Paulo

Professor Doutor da Disciplina de Periodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP.

Adriana Passanezi, Universidade de São Paulo

Professora Doutora da Disciplina de Periodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru – USP.

Downloads

Publicado

2004-07-15

Como Citar

1.
Junior FF, Passanezi E, Greghi SLA, Passanezi A. Análise Comparativa do Índice de Sucesso dos Implantes Osteointegrados com e sem a Utilização de PRP, no Protocolo de Fixação. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 15º de julho de 2004 [citado 27º de abril de 2024];25(1):9-22. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/3622

Edição

Seção

Artigos