Efeitos pós-ingestivos de flavonóides no epitélio do intestino médio de larvas de Anticarsia gemmatalis (Hübner 1818) (Lepidoptera: Erebidae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2017v38n2p185Palavras-chave:
Lagarta da soja, Morfologia, Tubo digestivo, Rutina e genistinaResumo
Um controle alternativo para a lagarta da soja tem sido o uso de plantas resistentes a insetos que contém flavonoides fenólicos. O intestino médio é a principal via de acesso do alimento e substâncias químicas ingeridas. O presente estudo examinou as alterações morfológicas no epitélio do intestino médio da lagarta da soja, após a ingestão de genótipos de soja contendo os flavonoides rutina e genistina. As lagartas e os genótipos (BRS 257 - controle, BR 16, Dowling, PI 229358, IAC 100 e PI 227687) foram obtidos do laboratório de criação de insetos da Embrapa Soja. Os intestinos médios foram coletados, fixados em Karnovsky, processados e analisados ao microscópio de luz. Todos os tratamentos causaram alterações nas células epiteliais do intestino médio. As alterações foram mais assíduas nas células colunares do que nos demais tipos celulares. Essas apresentaram grande quantidade de protrusões citoplasmáticas e de vacúolos. As células caliciformes apresentaram poucas alterações para todos os genótipos testados, enquanto as células regenerativas apresentaram alterações principalmente nos tratamentos Dowling e PI 227687. A membrana peritrófica estava ausente para os genótipos IAC100 e PI 227687. Conclui-se que os genótipos Dowling e PI 227687 foram bastante efetivos e promoveram grandes alterações morfológicas no intestino médio das lagartas da soja, podendo ser bastante eficaz para o controle desta praga.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.