Avaliação qualitativa da contaminação microbiológica das águas de poços no município de Carlinda – MT
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2009v30n1p77Palavras-chave:
Água de poços rústicos, Coliformes Totais, Escherichia coli. Bactérias Mesófilas.Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido visando a avaliar qualitativamente a água de poços rústicos utilizados pelos moradores do bairro Bom Jesus, na cidade de Carlinda-MT. Realizaram-se 24 amostragens na época de chuvas e 24 amostragens na época de seca, sendo também aplicados questionários para levantamento de dados sobre os cuidados que os poços recebem, bem como a proximidade de fossas sépticas. O objetivo do trabalho foi centrado na determinação de coliformes totais, Escherichia coli e bactérias mesófilas, nas duas estações pluviométricas do ano. Os resultados nos revelam um alto grau de contaminação desses poços nas duas estações pluviométricas, uma vez que o índice de contaminação por coliformes totais foi de 100% em todas as coletas. No que se refere a Escherichia coli, foi observado um maior índice de contaminação no período chuvoso (91%), em relação ao período da seca (79%), entretanto não há diferença significativa entre os períodos pluviométricos observados. A contagem total de bactérias mesófilas seguiu o mesmo padrão observado para Escherichia coli, do qual a maior concentração foi encontrada no período chuvoso (10.430 UFC/100 mL) estatisticamente diferente em relação ao período de estiagem (6.390 UFC/100mL). De acordo com os questionários aplicados, 70% dos moradores utilizam a água para consumo humano e, destes, 20% dos moradores fervem e/ou filtram a água. Os poços localizam-se a uma distância média de 8m das fossas sépticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.