Manejo de ferrugem da soja com fungicidas em tratamento de sementes e aplicação foliar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2585Palavras-chave:
Glycine Max, Phakopsora pachyrhizi, Fluquinconazol.Resumo
A soja é uma das principais culturas de exploração econômica no Brasil, mas tem seu potencial produtivo comprometido por uma série de doenças que afetam a cultura. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficiência da incorporação de fluquinconazol ao tratamento de semente de soja, no manejo da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), associado a diferentes fungicidas na parte aérea. O trabalho constou de dois ensaios dispostos lado a lado no campo. O primeiro ensaio constou de vários fungicidas empregados no controle de ferrugem asiática da soja (azoxistrobina, ciproconazol, trifloxistrobina, tebuconazol e protioconazol) e de tratamento das sementes com carbendazim + thiram e fluquinconazol. O segundo ensaio foi idêntico ao primeiro, mas sem a utilização de fluquinconazol. Esse experimento foi realizado em dois locais – Goiânia (GO) e Senador Canedo (GO). Em ambos os locais, os fungicidas aplicados via foliar foram eficientes no manejo da ferrugem da soja, mas a incorporação de fluquinconazol não aumentou significativamente o controle do fungo P. pachyrhizi, uma vez que não retardou o aparecimento da doença nem acarretou ganhos significativos de produtividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.