Isolamento e caracterização de bactérias hemolíticas de Acará Disco e Neon Arco-Íris
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n2p763Palavras-chave:
Symphysodon discus, Melanotaenia praecox, Antibiograma, Peixe ornamental, Bacteriose, MIC.Resumo
O objetivo deste estudo foi isolar, identificar e determinar a capacidade hemolítica de possíveis bactérias patogênicas do Acará Disco (Symphysodon discus) e Neon Arco-íris (Melanotaenia praecox), e definir qual o antibiótico entre Trimetoprim, Florfenicol, Cloranfenicol, Norfloxacina, Eritromicina, Bacitracina, Enrofloxacina, Tetraciclina, Furazolidona e Clindamicina possui melhor efeito inibitório in vitro, e determinar a concentração inibitória mínima (MIC) para Cloranfenicol, Norfloxacina, Eritromicina e Enrofloxacina. Em um surto de mortalidade de peixes ornamentais foram isoladas nove cepas de bactérias Gram negativas, onde três hemolíticas foram identificadas, duas como Vibrio cholerae e uma como Citrobacter braakii. Com estas foram realizados antibiogramas e determinada a concentração inibitória mínima em duas diferentes temperaturas (22 e 30°C). Os antibióticos Enrofloxacina, Norfloxacina, Florfenicol, Cloranfenicol e Trimetoprim apresentaram os melhores resultados de inibição in vitro frente ao Vibrio cholerae e Citrobacter braakii. O MIC da Eritromicina e Enrofloxacina frente aos patógenos aumentou a 30°C, enquanto que para o Florfenicol e a Norfloxacina o MIC não foi influenciado pela temperatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.