Fatores de riscos associados à epidemiologia doToxoplasma gondii em bovinos e bubalinos no Estado do Pará, Brasil

Autores

  • Jefferson Pinto de Oliveira Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará
  • Alexandre do Rosário Casseb Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Anelise de Sarges Ramos Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Sebastião Tavares Rolim Filho Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Henrique Low Nogueira Universidade da Amazônia
  • Rogério Oliveira Pinho Minitub Brasil
  • Washington Luiz Assunção Pereira Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n5p2029

Palavras-chave:

Toxoplasmose, Bovídeos, ELISA, RIFI.

Resumo

O Toxoplasma gondii é um protozoário intracelular obrigatório de ocorrência mundial e se encontra parasitando uma grande diversidade de hospedeiros, sendo os gatos de fundamental importância para o ciclo de vida do parasita. O presente estudo teve como objetivo avaliar os fatores de riscos associados a epidemiologia doToxoplasma gondii em bovinos e bubalinos no Estado do Pará, Brasil. Foram avaliadas 2.070 amostras de bovídeos, sendo 1.749 bovinos e 321 bubalinos, em 100 propriedades rurais distribuídas em 51 municípios, envolvendo todas as mesorregiões do Estado. Os fatores de risco avaliados foram sexo, exploração pecuária e número de gatos existentes nas propriedades. A prevalência sorológica de Toxoplasma gondii foi avaliada pelo Ensaio de Imunoadsorção Enzimá¬tico Indireto (iELISA), considerando-se positivas as amostras que obtiveram razão S/P (sample/positive) ? 0,5, bem como, submetidas a Reação de Imuno fluorescência Indireta (RIFI), sendo positivas as amostras regentes na diluição 1:64. Foi aplicado o teste do Qui-quadrado com 5% de significância e empregado cálculo da razão de chances (OR), com um intervalo de confiança de 95%. Todos os resultados foram tratados estatis¬ticamente pelo software BioEstat 5.0. A prevalência de T. gondii nos bovídeos foi de 35,79% e 45,12% no ELISA e RIFI, respectivamente. Em bovinos a prevalência foi de 34,48% e 44,14% e em bubalinos de 42,99% e 50,47% no ELISA e RIFI, respectivamente. A mesorregião com maior prevalência foi a do Marajó com42,86% (129) e 50,5% (152) no ELISA e RIFI respectivamente. Em relação aos bubalinos a prevalência de T. gondii foi mais elevada em macho (P < 0,05) nas duas faixas etárias avaliadas pelo ELISA. Já pelo RIFI a prevalência foi maior em machos somente na faixa etária de 13 a 24 meses (P < 0,05) não tendo influência do sexo nos bovinos. O tipo de exploração também não influenciou a prevalência de T. gondii em bovídeos (P > 0,05), porém a presença de gatos teve grande significância na ocorrência de infecção em bovídeos. Os resultados demonstram a elevada presença de anticorpos anti - T. gondii em bovinos e bubalinos no Estado do Pará, o que poderepresentar risco para saúde pública, além do que a presença de gatos é umfator de risco para a infecção por T. gondii nessas espécies no estado do Pará.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jefferson Pinto de Oliveira, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará

Médico Veterinário, Diretor de Defesa e Inspeção Animal, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará, ADEPARA, Belém, PA, Brasil.

Alexandre do Rosário Casseb, Universidade Federal Rural da Amazônia

Prof., Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Belém, PA, Brasil.

Anelise de Sarges Ramos, Universidade Federal Rural da Amazônia

Médica Veterinária, Residente em Reprodução Animal, UFRA, Belém, PA, Brasil.

Sebastião Tavares Rolim Filho, Universidade Federal Rural da Amazônia

Prof., Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Belém, PA, Brasil.

Henrique Low Nogueira, Universidade da Amazônia

Discente de Ciências Biológicas, Universidade da Amazônia, UNAMA, Belém, PA, Brasil.

Rogério Oliveira Pinho, Minitub Brasil

Pesquisador em Reprodução Animal, Minitub Brasil, Porto Alegre, RS, Brasil.

Washington Luiz Assunção Pereira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Prof., Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Belém, PA, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-08-20

Como Citar

Oliveira, J. P. de, Casseb, A. do R., Ramos, A. de S., Rolim Filho, S. T., Nogueira, H. L., Pinho, R. O., & Pereira, W. L. A. (2018). Fatores de riscos associados à epidemiologia doToxoplasma gondii em bovinos e bubalinos no Estado do Pará, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 39(5), 2029–2038. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n5p2029

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)