Encefalomielite congênita em bezerro associada ao Neospora caninum no estado do Paraná, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n1p111Palavras-chave:
Neospora caninum, Encefalomielite, Bezerro, Imunoistoquímica.Resumo
Um bezerro da raça Jersey, macho, de 21 dias de vida, com opistótono, apatia e paresia de membros posteriores, desde o nascimento, foi encaminhado ao Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina, Paraná-Brasil, para avaliação. Após a eutanásia o bezerro foi submetido à necropsia e fragmentos de córtex cerebral, da região cervical da medula espinhal, coração, fígado e pulmão foram colhidos para exames histológicos e virológicos. Nenhum agente viral foi isolado nos tecidos do bezerro. No exame histológico foram observados cistos de protozoário ovóides e circulares de diversos tamanhos no cérebro e medula espinhal. Estes cistos mostraram reação positiva na imunoistoquímica (IHQ) para o N. caninum e também para o T.gondii. Amostras de soros colhidas da mãe do bezerro também apresentaram sorologia positiva para N. caninum, T. gondii, BHV-1 e VBVD. Os resultados da sorologia materna, da IHQ, os achados histopatológicos e sinais clínicos que o bezerro apresentava sugerem o envolvimento do Neospora caninum no caso. Este é o primeiro relato de neosporose congênita em bezerro no estado do Paraná-Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.