Hematologia de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) submetidas a protocolos anestésicos e de anticoagulação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6Supl2p4237Palavras-chave:
Anestésicos, Anticoagulantes, Hematologia, Fragilidade osmótica, Oreochromis niloticus.Resumo
A hematologia clínica é uma ferramenta que auxilia na realização do diagnóstico de doenças e pode atuar como um indicador prognóstico das condições patológicas de peixes. O objetivo deste estudo foi avaliar os valores hematológicos de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) submetidas a diferentes anestésicos e amostras obtidas com diferentes anticoagulantes. Foram utilizados trinta peixes, com peso médio de 473±35,50g e comprimento total médio de 29,33±0,37cm, adquiridos de piscicultura comercial localizada no município de Lages (SC). Os animais foram divididos aleatoriamente em três grupos (n=10) conforme a forma de indução: grupo eugenol (GE) na concentração de 70mg L-1, grupo cloridrato de benzocaína (GB) na concentração de 100mg L-1 e grupo controle (GC) sem o uso de anestésicos. As amostras de sangue foram obtidas por venopunção dos vasos caudais e acondicionadas em microtubos contendo heparina sódica ou Na2EDTA e posteriormente processadas. Os resultados foram avaliados pelo Sigma Stat, sendo utilizado o teste-t pareado para dados entre diferentes anticoagulantes pertencentes ao mesmo grupo e análise de variância, seguida de teste de Tukey para comparação das médias entre grupos (p?0,05). A maioria das alterações observadas no eritrograma foram superiores com o anticoagulante heparina e no grupo benzocaína comparados com o grupo controle. Porém no leucograma, os valores obtidos foram maiores com o anticoagulante Na2EDTA em todos os grupos, sugerindo que a heparina pode causar aglomeração celular. Baseado nos resultados encontrados conclui-se que os anestésicos testados minimizaram o efeito do estresse causado por manipulações e procedimentos invasivos quando comparado ao grupo controle e a heparina foi o anticoagulante que causou menor hemólise quando comparado com o Na2EDTA para esta espécie no teste de fragilidade osmótica eritrocitária. Assim, as variações hematológicas a partir de amostras obtidas com diferentes protocolos anestésicos e/ou diferentes anticoagulantes devem ser consideradas para a espécie Oreochromis niloticus.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.