Hérnia diafragmática em equino: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p2957Palavras-chave:
Hérnia diafragmática, Eqüino, Cólica.Resumo
A hérnia diafragmática é uma causa rara de cólica em equinos, podendo ser de origem congênita ou adquirida. Comumente, o intestino encontra-se envolvido nos casos de hérnia diafragmática, sendo que quadro clínico está relacionado ao segmento intestinal envolvido e a extensão da obstrução intestinal, podendo ocorrer desde uma obstrução simples até um processo estrangulante. Frequentemente, os sinais clínicos se caracterizam por desconforto abdominal agudo de intensidade grave, dispneia e/ ou taquipneia. O diagnóstico de hérnia diafragmática pode ser difícil, e na maioria das vezes só é estabelecido durante o procedimento cirúrgico ou na necropsia. O presente trabalho relata a ocorrência de uma hérnia diafragmática em um garanhão, quarto de milha de 14 anos de idade apresentando sinais de desconforto abdominal agudo. O exame físico revelou taquicardia, taquipneia e ausência de motilidade intestinal. A análise do líquido peritoneal mostrou turbidez, aumento de leucócitos e aumento de proteína. O equino foi submetido à laparotomia exploratória, mas devido à presença de mesentério hemorrágico, isquemia intestinal e encarceramento irredutível do jejuno em forâmen epiplóico, decidiuse pela eutanásia. Além destes achados, na necropsia, foi observada uma hérnia diafragmática com presença de intestino delgado no tórax.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.