INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE CONHECIMENTO FINANCEIRO SOBRE O PLANEJAMENTO E ENDIVIDAMENTO PESSOAL
DOI:
https://doi.org/10.5433/2318-9223.2021v9n1p134-158Palavras-chave:
Finanças, Planejamento, Conhecimento Financeiro, EndividamentoResumo
Este estudo analisou a influência do conhecimento financeiro na escolha de endividamento das pessoas e no planejamento pessoal. Foram aplicados 115 questionários e coletadas variáveis socioeconômicas, de conhecimento financeiro e comportamentais, para em seguida realizar estatística descritiva, confrontando os principais resultados com evidências empíricas recentes na literatura. Dentre os resultados, as pessoas possuem discernimento da necessidade de conhecimento básico em finanças, pois a falta de conhecimento tem afetado suas decisões financeiras. Existe moderada influência do conhecimento financeiro na escolha de endividamento, uma vez que 39% dos respondentes entendem que seu endividamento está relacionado a um baixo conhecimento financeiro. Embora 82% dos respondentes achem importante o planejamento financeiro, 63% indicaram realizar algum tipo de planejamento. Quase metade das pessoas (51%) compreende a relação entre maior conhecimento em finanças e melhores decisões financeiras. O estudo evidenciou a relação positiva entre planejamento, conhecimento financeiro e melhores condições de escolha de dívida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Organizações e Sustentabilidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s)/a(s) autor(es)/autora(s) transfere(m) todos os direitos autorais do artigo para a revista Organizações e Sustentabilidade, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à revista.