COMO MENSURAR CUSTO-ALUNO-ESCOLA? PROPOSIÇÃO DE MÉTODO PARA CUSTOS NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2021v9n1p31-55

Palavras-chave:

Administração Pública, Custos, Educação, Método, Administração Municipal

Resumo

Este estudo concentra seus esforços em propor um método para mensurar a alocação de recursos financeiros em unidades escolares municipais. Visando superar situações de desigualdade na alocação de recursos entre as escolas mascaradas por pesquisas de valores médios, é proposto um método aplicável para pesquisas e gerenciamento educacional na gestão pública por escola ao considerar cada uma como unidade de gestão ou centro de custos. O cálculo do custo-aluno-escola é realizado por meio de três custos: pedagógicos, administrativos e sociais. Para demonstrar o potencial analítico desse método, aplicou-se nas escolas municipais de Londrina-PR. A mensuração do custo-aluno-escola pode contribuir no que se refere a questão da transparência, controle social e fiscalização.

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Biografia do Autor

Saulo Fabiano Amâncio Vieira

Doutor em Administração, Universidade Nove de Julho, Brasil. Docente no Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina, Brasil. Docente no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

ORCID iD: 0000-0003-0319-7392 | ID Lattes: 5527654035542164

E-mail: saulo@uel.br (autor correspondente)

Pablo Henrique Paschoal Capucho

Doutorando em Administração, Universidade Federal do Paraná, Brasil. Mestre em Administração, Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

ORCID iD: 0000-0001-7565-4082 | ID Lattes: 6342617059070646

E-mail: pablocapucho@hotmail.com

Thiago Spiri Ferreira

Mestre em Administração, Universidade Estadual de Londrina, Brasil. Docente no Departamento de Administração da FACCAR Faculdade Paranaense. Docente no Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina.

ORCID iD: 0000-0003-3822-7326 | ID Lattes: 7878869637585869

E-mail: thiagospiri@gmail.com

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Publicado

2022-09-24

Como Citar

Amˆancio Vieira, S. F., Paschoal Capucho, P. H., & Spiri Ferreira, T. (2022). COMO MENSURAR CUSTO-ALUNO-ESCOLA? PROPOSIÇÃO DE MÉTODO PARA CUSTOS NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL. Organizações E Sustentabilidade, 9(1), 31–55. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2021v9n1p31-55

Edição

Seção

Artigos