COMO MENSURAR CUSTO-ALUNO-ESCOLA? PROPOSIÇÃO DE MÉTODO PARA CUSTOS NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL
DOI:
https://doi.org/10.5433/2318-9223.2021v9n1p31-55Palavras-chave:
Administração Pública, Custos, Educação, Método, Administração MunicipalResumo
Este estudo concentra seus esforços em propor um método para mensurar a alocação de recursos financeiros em unidades escolares municipais. Visando superar situações de desigualdade na alocação de recursos entre as escolas mascaradas por pesquisas de valores médios, é proposto um método aplicável para pesquisas e gerenciamento educacional na gestão pública por escola ao considerar cada uma como unidade de gestão ou centro de custos. O cálculo do custo-aluno-escola é realizado por meio de três custos: pedagógicos, administrativos e sociais. Para demonstrar o potencial analítico desse método, aplicou-se nas escolas municipais de Londrina-PR. A mensuração do custo-aluno-escola pode contribuir no que se refere a questão da transparência, controle social e fiscalização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Organizações e Sustentabilidade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s)/a(s) autor(es)/autora(s) transfere(m) todos os direitos autorais do artigo para a revista Organizações e Sustentabilidade, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à revista.