O espetáculo por trás do canteiro de obras: estratégias discursivas dos projetos de revitalização na cidade olímpica

Autores

  • Clara Luisa Oliveira Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luiz Alex Silva Saraiva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2019v7n1p32

Palavras-chave:

Cidades, Discursos, Produção do espaço urbano, Revitalização urbana.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os discursos relacionados aos projetos de requalificação das cidades, buscando identificar as estratégias que legitimam (ou que pretendem legitimar) o processo de (re)produção do espaço urbano. Adotando uma abordagem qualitativa, foram problematizadas as obras de revitalização da região portuária da cidade do Rio de Janeiro, transformações estas que se fazem concretas nos ditos projetos de recuperação ou revitalização das cidades. Por meio da análise do discurso, buscou-se interpretar as construções discursivas que compõem parte do material secundário na forma de textos ou vídeos coletados nos sites oficiais do projeto. Os principais resultados sugerem a discussão da interdependência entre as categorias tempo e espaço, bem como as possibilidades para a “recuperação” e “comercialização” de memórias e identidades urbanas. Ademais, o estudo permite reflexões sobre o sentido de espaço urbano democrático e sobre a participação do Estado na (re)produção do espaço urbano.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clara Luisa Oliveira Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Brasil.

Doutoranda em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Brasil.

Luiz Alex Silva Saraiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Silva, C. L. O., & Saraiva, L. A. S. (2018). O espetáculo por trás do canteiro de obras: estratégias discursivas dos projetos de revitalização na cidade olímpica. Organizações E Sustentabilidade, 7(1), 32–46. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2019v7n1p32

Edição

Seção

Artigos