Análise das aplicações metodológicas de orçamento participativo em instituições públicas de ensino superior brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5433/2318-9223.2018v6n0p35Palavras-chave:
Orçamento participativo, Instituições públicas de ensino superior, Orçamento público, Gestão universitária participativa.Resumo
Este estudo objetiva analisar as diferentes aplicações metodológicas de Orçamento Participativo em instituições públicas de ensino superior brasileiras (IPES). Para tanto, discorre inicialmente sobre o orçamento público como instrumento de controle social. A seguir, apresenta o instrumento de Orçamento Participativo (OP) e suas possíveis contribuições quando aplicado às IPES. Na seção seguinte, por meio de pesquisa bibliográfica, levanta as diferentes metodologias de OP aplicadas em IPES e analisa a ocorrência e o grau de promoção de uma gestão orçamentária transparente e amplamente participativa. Os resultados mostram que há limitações a serem contornadas para o atingimento de uma gestão orçamentária efetivamente participativa nas instituições pesquisadas.
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