Economia solidária no Brasil: comparativo dos mapeamentos de 2007 e 2014

Autores

  • Lucas Henrique de Souza UEL - Universidade Estadual de Londrina
  • Luís Miguel Luzio dos Santos UEL - Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2019v7n1p119

Palavras-chave:

Economia solidária, Cooperativismo, Autogestão, Sustentabilidade, Socioeconomia.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as principais transformações no perfil dos Empreendimentos de Economia Solidária (EES) no Brasil, por meio da análise dos Atlas da Economia Solidária realizados pela Secretaria Nacional da Economia Solidária publicados nos anos de 2007 e 2014. Tais empreendimentos buscam formas alternativas ao capitalismo para viabilizar trabalho, renda e melhoria de vida dos participantes. Ao analisar tais mapeamentos, pretendeu-se levantar os motivos que levaram à criação destes estabelecimentos, quais principais formas de organização, quais maneiras de participação social, identificar como ocorre a comercialização e dificuldades enfrentadas. A pesquisa empírica revelou que, apesar da diminuição dos EES no período compreendido do estudo, diversas características passaram a ter mais força, como maior participação de mulheres e acentuada diminuição das dificuldades de comercialização enfrentadas pelos empreendimentos. Foi possível observar que o apoio técnico recebido pelos EES é de vital importância para seu desenvolvimento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Henrique de Souza, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, Brasil.

Tutor do curso de Especialização em Gestão Pública da Universidade Estadual de Londrina – UEL, Brasil, e Universidade Aberta do Brasil, UAB, Brasil.

Luís Miguel Luzio dos Santos, UEL - Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Brasil.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina – PPGA/UEL, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Souza, L. H. de, & Santos, L. M. L. dos. (2018). Economia solidária no Brasil: comparativo dos mapeamentos de 2007 e 2014. Organizações E Sustentabilidade, 7(1), 119–132. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2019v7n1p119

Edição

Seção

Artigos