Sustentabilidade e inovação: uma investigação de sua integração em atividades organizacionais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2318-9223.2018v6n1p5Palavras-chave:
Sustentabilidade, Inovação, Atividades organizacionais.Resumo
O presente artigo investiga a relação entre sustentabilidade e inovação nas ações organizacionais. Para o desenvolvimento da pesquisa foram feitas entrevistas em profundidade com gestores de um grupo de organizações ganhadoras do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável. Os resultados demonstram que as organizações, embora tenham conhecimento do Triple Bottom Line, ele não é totalmente aplicado, tampouco seus pilares são tratados de forma equânime; ao contrário, existe uma prevalência do pilar econômico nessa relação; o ambiental é relegado ao tratamento de rejeitos e dejetos e o social, ao assistencialismo. Quanto às inovações, os esforços voltados aos produtos e processos são objetivados pelas organizações, além de as inovações incrementais serem a principal tipologia encontrada, evidenciando uma ênfase com relação à viabilidade econômica e rentabilidade futura das inovações. Percebe-se, portanto, que a convergência entre sustentabilidade e inovação ainda é incipiente e muito dentro de ações voltadas à eficiência e não à eficácia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Organizações e Sustentabilidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s)/a(s) autor(es)/autora(s) transfere(m) todos os direitos autorais do artigo para a revista Organizações e Sustentabilidade, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à revista.





