Sustentabilidade e Responsabilidade Social na construção civil: um estudo de caso na cidade de Londrina

Autores

  • Jaqueline dos Santos Ferrarezi Universidade Estadual de Londrina -UEL
  • Valdete de Oliveira Mrtvi Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Fernando Kaname Westphal Universidade de São Paulo - USP/FEA

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2015v3n1p79

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Construção civil.

Resumo

O processo de industrialização associado à evolução da ciência, à medida que impulsionou o crescimento econômico, intensificou o consumo e a utilização de recursos naturais, resultando em problemas ambientais e econômicos. Neste contexto, o presente estudo abordou os temas Sustentabilidade e Responsabilidade Social, partindo do conceito do Triple Bottom Line, constituído por três dimensões – a econômica, a social e a ambiental – as quais atuam como pilares que ancoram os conceitos de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável (Elkington, 1997). A pesquisa caracterizou-se por um estudo de caso único e descritivo desenvolvido em uma empresa do setor de construção civil, considerado um dos setores que mais consome recursos e gera resíduos por abranger diversos segmentos industriais em sua cadeia produtiva. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, tendo como objetivo identificar como a organização em estudo aplica seu modelo de produção e gestão nos preceitos da sustentabilidade. Foi identificado que a empresa em questão utiliza métodos produtivos que associam gestão de resíduos e aplicação de tecnologia, além de possuir iniciativas sociais destinadas ao público externo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jaqueline dos Santos Ferrarezi, Universidade Estadual de Londrina -UEL

Discente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina – PPGA-UEL, Brasil, nível mestrado. Graduação em Administração pela mesma universidade.

Valdete de Oliveira Mrtvi, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui Doutorado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV-SP, Brasil. Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, Brasil. Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, Brasil.

Fernando Kaname Westphal, Universidade de São Paulo - USP/FEA

Discente do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade de São Paulo, PPGA-USP, Brasil, nível doutorado. Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina – Consórcio PPA/UEM-UEL,
Brasil. Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Ferrarezi, J. dos S., Mrtvi, V. de O., & Westphal, F. K. (2015). Sustentabilidade e Responsabilidade Social na construção civil: um estudo de caso na cidade de Londrina. Organizações E Sustentabilidade, 3(1), 79–108. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2015v3n1p79

Edição

Seção

Artigos