Estudo de suportes para placas de sinalização viária visando atendimento de decreto sobre o Desenvolvimento Sustentável
DOI:
https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n2p175Palavras-chave:
Sinalização vertical, Desenvolvimento Sustentável, Polímeros reciclados, Aço galvanizado.Resumo
Com base no Decreto Municipal 1668/2013, que visa ao desenvolvimento sustentável para compras feitas por meio de licitações no Município de Curitiba/PR, e as diretrizes que ele aponta, foram comparados os custos para produção inicial e eficiência na utilização de água e energia para produção de suportes para placas de sinalização vertical fabricadas a partir de polímeros reciclados e de aço galvanizado. A indústria siderúrgica é notadamente conhecida pelo grande consumo de energia e de matérias-primas em seus processos produtivos e o polímero reciclado leva uma vantagem inicial, exatamente por ser totalmente constituído de material reciclado. Além da produção do aço, também foi analisada nesse estudo a galvanização a quente, procedimento feito sobre o aço para se garantir uma maior vida útil do suporte. O aço também incorpora um percentual de material reciclado em seu processo produtivo, porém menos da metade da produção mundial utiliza esse método. O suporte polimérico reciclado é totalmente produzido com plástico reciclado e pneus inservíveis também reciclados. Quando comparados esses dados de uso de material reciclado, juntamente com os custos de produção e impactos ambientais, observa-se que os suportes poliméricos reciclados melhor atendem as diretrizes do Decreto priorizadas neste estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s)/a(s) autor(es)/autora(s) transfere(m) todos os direitos autorais do artigo para a revista Organizações e Sustentabilidade, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à revista.





