Sustentabilidade e Comunicação: reflexões sobre discursos e práticas nas organizações

Autores

  • Giovanna Migotto da Fonseca Galleli Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Marlene Regina Marchiori Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2013v1n1p128

Palavras-chave:

Comunicação, Sustentabilidade organizacional, Gestão de pessoas.

Resumo

Comunicar o status de “organização sustentável” é, sem dúvida, um caminho para fortalecer a imagem e a reputação no mercado. Por outro lado, entende-se que sustentabilidade, como valor e prática organizacional, requer o equilíbrio no pensar e no agir, no que tange aos aspectos econômico, social, ambiental e cultural. Nesse contexto, o objetivo deste ensaio é refletir sobre discursos e práticas de sustentabilidade, evidenciando a ação dos sujeitos na mudança cultural que se faz necessária para a construção de novas realidades organizacionais. Ao questionar as “organizações sustentáveis”, dentro de um cenário de baixa efetividade de ações, discute-se as políticas de relacionamento com stakeholders, especialmente com empregados. Defende-se o processo de gestão de pessoas centrado em uma perspectiva comunicacional que sugere o diálogo como estratégia para conceber sustentabilidade como valor real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanna Migotto da Fonseca Galleli, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Discente do Programa de Mestrado em Administração na Universidade Estadual de Londrina - PPGA/UEL, Brasil. Membro da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH. 

Marlene Regina Marchiori, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – ECA/USP, Brasil, com estudos desenvolvidos no Trent University, do Reino Unido. Pós-doutora em Comunicação Organizacional pela Purdue University, dos Estados Unidos. 

Pesquisadora líder dos Grupos de Pesquisa Comunicação organizacional e relações públicas: perspectivas teóricas e práticas no campo estratégico – GECORP, e Comunicação e Cultura Organizacional - GEFACESCOM. 

Temas de Estudo de Interesse: Comunicação Sustentável. Interação. Cultura. Estratégia como prática comunicacional.

Downloads

Publicado

2013-11-22

Como Citar

Galleli, G. M. da F., & Marchiori, M. R. (2013). Sustentabilidade e Comunicação: reflexões sobre discursos e práticas nas organizações. Organizações E Sustentabilidade, 1(1), 128–145. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2013v1n1p128