Cadeias de Suprimentos “Leagile” e a Geração de Valor

Autores

  • Ernani Carpenedo Busanelo Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n1p58

Palavras-chave:

Cadeias de suprimentos lean, Cadeias de suprimentos ágil, Cadeias de suprimentos leagile, Decoupling point, Geração de valor.

Resumo

Em ambientes globais e altamente competitivos, as cadeias de suprimentos têm como desafio contribuir nos processos de geração de valor ao cliente e ao acionista, oferecendo nível de serviço elevado e custos totais baixos, bem como retorno satisfatório ao investimento. Para este fim, a literatura tem proposto a conformação ou configuração de cadeias de suprimentos denominadas de “leagile”. Esta nova configuração foi denominada por Naylor, Naim e Berry (1999) de “leagility”, por combinar vantagens do pensamento lean encontrado nas cadeias de suprimentos lean (CSL) e da agilidade por meio do conhecimento de mercado e habilidade para responder a demandas cada vez mais flexíveis, elementos que caracterizam a cadeia de suprimentos ágil (CSA). A esta perspectiva teórica são associados outros dois conceitos, o do posicionamento do decoupling point – DCP (ponto de desacoplamento) e postponement (postergação). Contudo, para se indicar as cadeias de suprimentos leagile como alternativa estrutural para geração de valor, faz-se necessário desenvolver estudo que vislumbre sua caracterização e o modo como podem promover a geração de valor. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo, a partir de uma pesquisa bibliográfica, descrever elementos e práticas que caracterizam cadeias de suprimentos leagile e suas possibilidades de geração de valor. Como principais resultados, a pesquisa indicou que resposta rápida e oferta diversificada de produtos, associadas à diminuição de lead time, de defeitos e de custo, são alguns dos itens que possibilitam geração de valor em uma cadeia leagile aos clientes e acionistas. O estudo oferece contribuições tanto para o conhecimento acadêmico quanto para o prático e seu aprofundamento aponta para pesquisas futuras de caráter empírico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ernani Carpenedo Busanelo, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS

Possui doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina Consorciadas – PPA/UEM-UEL, Brasil, e graduação em Administração pela Faculdade de Administração Três de Maio, Brasil. Professor Efetivo da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-10-13

Como Citar

Busanelo, E. C. (2014). Cadeias de Suprimentos “Leagile” e a Geração de Valor. Organizações E Sustentabilidade, 2(1), 58–93. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n1p58

Edição

Seção

Artigos