25 anos de publicação em auditoria: análise bibliométrica sob o ponto de vista da Lei de Lotka, Lei de Zipf e Ponto de Transição (T) de Goffman

Autores

  • Ivan Ribeiro Mello Universidade de Brasília (UnB).
  • Karla Marisa Fernandes Barbosa Universidade de Brasília (UnB).
  • José Alves Dantas Universidade de Brasília (UnB).
  • Ducineli Régis Botelho Universidade de Brasília (UnB).

Palavras-chave:

Bibliometria. Lei de Lotka. Leis de Zipf. Periódicos brasileiros de contabilidade. Auditoria.

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo mapear as características da produção científica em auditoria, subárea contábil importante na manutenção do equilíbrio dos mercados financeiro e de capital. A análise da produção em 26 periódicos contábeis brasileiros de 1989 a 2013 resultou em 3.737 artigos, sendo 145 sobre auditoria. Esse mapa gerou informações sobre a produção por ano, por periódico, por filiação dos autores, além de um ranking com os pesquisadores que mais publicaram na área. Além disso, a produção em auditoria foi analisada sob os pressupostos teóricos das Leis de Lotka e de Zipf. Os resultados encontrados pela Lei de Lotka sugerem que existem poucos autores que produzem muito e muitos autores que produzem pouco, aspecto verificado na produção nacional de auditoria. No entanto, pela aplicação da Lei de Lotka, encontrou-se um percentual de 60,8% de autores que publicaram apenas uma vez, em auditoria esse percentual foi de 81,2%. Considerando a Primeira Lei de Zipf, verificou-se que o gráfico de distribuição da frequência de ocorrência das palavras-chaves foi o de uma parábola, com linha de tendência confirmando o disposto na teoria: quando se multiplica a ordem de série (r) de uma palavra pela sua frequência de ocorrência (f) o resultado tende a ser constante. Quanto à aplicação do Ponto de Transição (T) de Goffman, verificou-se que o ponto de transição coincidiu exatamente com a palavra-chave “Independência”, característica indispensável ao bom auditor. Por fim, sugere-se que se façam mais pesquisas da produção científica em auditoria, com enfoque bibliométrico, a fim de traçar os principais temas que devem merecer mais atenção dos pesquisadores em prol do desenvolvimento científico e consequentemente técnico da área.

Biografia do Autor

Ivan Ribeiro Mello, Universidade de Brasília (UnB).

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB).

Karla Marisa Fernandes Barbosa, Universidade de Brasília (UnB).

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UnB). 

José Alves Dantas, Universidade de Brasília (UnB).

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília-UnB (2012); Professor Adjunto da Universidade de Brasília (UnB).

Ducineli Régis Botelho, Universidade de Brasília (UnB).

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília-UnB (2012); Professora Adjunto da Universidade de Brasília (UnB)

Referências

ALVARADO, R. U. A Bibliometria: História, Legitimação e Estrutura. Para entender a ciência da informação. Salvador: EDUFBA, 2007, p. 185-217.

BARBA, B. M. Los Indicadores Bibliométricos: Fundamentos y aplicacíon al análisis de la ciência. España: Ediciones Trea S.L, 2003.

BOTELHO, D. R. Epistemologia da Pesquisa em Contabilidade Internacional: Enfoque Cultural-Reflexivo. 2012. 173 fls. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) – Universidade de Brasília (UnB) – Programa multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB, UFPB e UFRN, 2012.

BRITO, R. D.; PERES, E. P. Uma auditoria confiável adiciona valor? Brazilian Business Review, v. 3, n. 2, p. 207-228, jul/dez 2006.

BYRNES, P. E.; AL-AWADHI, A., GULLVIST, B.; BROWN-LIBURD, H.; TEETER, R.; WARREN JR., J. D.; McQUILKEN, D. 0. Evolution of Auditing: From the Traditional Approach to the Future Audit. Disponível em: <http://www.aicpa.org/interestareas/frc/assuranceadvisoryservices/downloadabledocuments/whit epaper_evolution-of-auditing.pdf> .2012. Acesso em: 12 nov. 2017.

CAPES. Documento de Área 2013. Disponível em: <http://qualis.capes.gov.br/webqualis/publico/documentosDeArea.seam;jsessionid=997CAB7900 C54023A26E8666DFE915D2.qualismodcluster-node-98?conversationPropagation=begin>. Acesso em: 28 nov. 2017.

CHIBENI, S. S. O que é ciência? UniCamp. Disponível em: <http://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/ciencia.pdf>. 2011. Acesso em: 15 out. 2017.

COTRIN, A. M.; SANTOS, A. L.; ZOTTE JUNIOR, L. A evolução da contabilidade e o mercado de trabalho para o contabilista. Revista Conteúdo, Capivari, v. 2, n.1, p. 44 – 63, jan./jul 2012.

FONSECA, E. N.; OTLET, P.; ESTIVALS, R.; ZOLTOWSKI, V.; GARFIELD, E. Bibliometria: teoria e prática. São Paulo: Editora Cultrix, 1986.

GUEDES, V. L.; BORSCHIVER, S. Bibliometria: Uma ferramenta estatística para a Gestão da Informação e do Conhecimento, em Sistemas de Informação, de Comunicação e de Avaliação Científica e Tecnológica. In: Encontro Nacional de Ciência da Informação, 6., Salvador. Anais... Salvador: UFBA, jun. 2005.

IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil. Auditoria: Registro de uma profissão. Disponível em: <http://www.ibracon.com.br/ibracon/Portugues/detInstitucional.php?cod=2>. Acesso em: 30 nov. 2017.

Downloads

Publicado

2018-04-24

Como Citar

Mello, I. R., Barbosa, K. M. F., Dantas, J. A., & Botelho, D. R. (2018). 25 anos de publicação em auditoria: análise bibliométrica sob o ponto de vista da Lei de Lotka, Lei de Zipf e Ponto de Transição (T) de Goffman. Revista De Estudos Contábeis, 8(15), 45–65. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/32197

Edição

Seção

Artigos