Percepção dos alunos sobre qualidade no Ensino Superior: identificação das prioridades de melhoria no Curso de Ciências Contábeis
Palabras clave:
Percepção de alunos. Qualidade do ensino. Prioridades de melhoria.Resumen
O ensino superior necessita buscar continuamente a qualidade nos serviços prestados, desta forma, o acompanhamento da percepção dos alunos sobre diferentes aspectos que envolvem o ensino, sejam eles, referentes ao ambiente, às pessoas ou ao processo se torna relevante, considerando que pode subsidiar ações de melhoria da qualidade do mesmo. O objetivo central deste estudo consiste em analisar a percepção dos alunos sobre a qualidade do ensino no curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública do Estado do Paraná buscando identificar as prioridades de melhoria. Na fundamentação teórica são abordados os temas qualidade no ensino superior e satisfação com os serviços prestados. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um questionário estruturado, caracterizando-se como censitária, pois foi aplicada a todos os alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da instituição no campus de Marechal Cândido Rondon - Paraná. Os dados foram analisados por meio de análise fatorial; correlação; análise de importância versus desempenho e, análise da penalidade e da recompensa. As prioridades de melhoria identificadas concentram-se em três dimensões de qualidade: atividades de estágio e extracurriculares, métodos de ensino e grade curricular. Os resultados obtidos na pesquisa serão apresentados aos representantes da instituição e do curso para que sejam promovidas discussões bem como implementadas ações que conduzam à melhorias na qualidade do ensino do curso.
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