Mensuração do Goodwill: Um caso de estudo em duas empresas do setor de Tecnologia da Informação.
Keywords:
Ativos Intangíveis. Mensuração. Goodwill.Abstract
Mensurar ativos intangíveis é um dos grandes desafios para pesquisadores, investidores e profissionais da Ciência Contábil. O objetivo principal deste estudo é de demonstrar se o método de mensuração de Hatfield é o mais eficaz para tratar do goodwill gerado internamente. Desta forma, foram aplicados nesta pesquisa quatro métodos de mensuração: Lawrence R. Dicksse, New York, Hatfield e Valor Atual dos Superlucros, em duas organizações do setor de tecnologia da informação, com o intuito de demonstrar que o método de Hatfield é o mais eficaz para alcançar o valor do goodwill gerado internamente pelas empresas. A análise dos dados foi realizada através de métodos quantitativos em um caso de estudo nas empresas SENIOR SOLUTION S/A e ITAUTEC S/A. Em apenas uma das entidades a hipótese levantada foi corroborada de forma que o valor do goodwill calculado pelo método de Hatfield na empresa SENIOR SOLUTION S/A foi superior a três vezes com relação ao valor do patrimônio líquido da empresa, já para a empresa ITAUTEC S/A a hipótese foi rejeitada, pois o valor demonstrado pelo método de Hatfield foi negativo, ou seja, badwill. Os resultados apresentados por esta pesquisa foram relevantes, pois foi possível demonstrar a existência de diferenças significativas para a aplicação de métodos de mensuração em empresas com níveis de intangibilidade distintos, como também apresentar metodologias que reduzem as incertezas quanto à mensuração dos intangíveis, temática esta complexa e ainda não totalmente amadurecida.
Downloads
References
HENDRIKSEN, E. S.; BREDA, M. F. V. Teoria da Contabilidade. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
HOPWOOD, A. G. Whither Accounting Research? The Accounting Review, v. 82, n. 5, pag. 1365-1374, 2007.
LIMA FILHO, R. N.; BRUNI, A. L. Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas: uma análise do ensino da teoria da contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade REPEC, v. 6, n. 2, p. 187-203, 2012.
KAM, Vernon. Accounting Theory. California: John Wiley & Sons, 1986.
IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da Contabilidade. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1989.
NEVES, I. R. B.; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro ; MARTINS, G. A. Pesquisa científica em Contabilidade: caminhos a percorrer. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 13., 2013, São Paulo. Anais... São Paulo: EAC-FEAUSP, 2013.
QUEIROZ, L. R. S. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa: perspectivas para o campo da etnomusicologia. Claves: Revista do Programa de Pós-Graduação em Musica da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, n. 2, p.87-98, 2006.
ROVER, S. Operacionalização de Métodos de Mensuração de Ativos Intangíveis em uma empresa do Setor Elétrico. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E
CONTABILIDADE, 9., 2009, Anais...São Paulo. São Paulo: USP, 2009.
SÁ, Antônio Lopes de. Ativo intangível e potencialidades dos capitais. Revista de Contabilidade – CRCSP. São Paulo, ano IV, n. 13, p. 38-47, set. 2000.
SCHMIDT, Paulo. Avaliação de ativos intangíveis. São Paulo: Atlas, 2002.
______. Fundamentos de teoria avançada da contabilidade. São Paulo: Atlas, 2005.
______; SANTOS, J. L; FERNANDES, L. A.; GOMES, J. M. M; MACHADO, N. P. Modelo residual de mensuração de ativos intangíveis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 2, n. 2, p. 18-37, 2008.
TONIN, Joyce Menezes da Fonseca; AZEVEDO, Sayuri UnoKi de; COLAUTO, Romulado Douglas; BEUREN, Ilse Maria. Bases de mensuração de ativos e passivos: análise de correspondência dos anos de 2006 e 2010. Enfoque, Maringá, v. 32, n. 1, p. 93-108, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.