Considerações acerca do uso do Balanced Scorecard no processo de implementação e reformulação das estratégias organizacionais

Autores

  • Cássia Vanessa Olak Alves Cruz Universidade Estadual de Londrina
  • Márcia Athayde Matias Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Fábio Frezatti Universidade de São Paulo – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP)

Palavras-chave:

Estratégias, Balanced Scorecard, Uso Diagnóstico e Interativo.

Resumo

Este artigo tem por objetivo estudar as relações existentes entre a dimensão uso (diagnóstico e interativo) do Balanced Scorecard (BSC) e as estratégias organizacionais, no âmbito do controle gerencial, visando verificar se o uso do BSC contribui para a implementação e reformulação das referidas estratégias. Esta pesquisa configura-se como um ensaio teórico, fundamentado em pesquisa bibliográfica, sendo identificados e analisados estudos empíricos que investigaram o uso do BSC. Verificou-se, através da literatura pesquisada, que o BSC se constitui potencialmente tanto como um sistema de uso diagnóstico quanto de uso interativo, podendo, com relação a essa dimensão, contribuir para a implementação e reformulação das estratégias das organizações. Entretanto, a análise de pesquisas empíricas já realizadas revelou pouca evidência do uso interativo do BSC e, em alguns casos, também do uso diagnóstico, o que prejudica o processo de gerenciamento das estratégias. Esses achados sugerem que o uso do BSC não contribuiu para a implementação e reformulação das estratégias organizacionais, na medida em que o referido sistema de avaliação de desempenho não foi utilizado de modo diagnóstico e interativo por empresas que o adotaram. No entanto, vale ressalvar, que os resultados encontrados limitam-se aos estudos empíricos pesquisados.

Biografia do Autor

Cássia Vanessa Olak Alves Cruz, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Contabilidade e Controladoria/USP-SP - Docente do Depto de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Londrina.

Márcia Athayde Matias, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Contabilidade e Controladoria/USP-SP – Docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fábio Frezatti, Universidade de São Paulo – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP)

Doutor em Contabilidade e Controladoria/USP-SP – Docente da Universidade de São Paulo – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP).

Downloads

Como Citar

Cruz, C. V. O. A., Matias, M. A., & Frezatti, F. (2011). Considerações acerca do uso do Balanced Scorecard no processo de implementação e reformulação das estratégias organizacionais. Revista De Estudos Contábeis, 1(1), 3–23. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/9384

Edição

Seção

Artigos