Estratégias Construtivas para a Configuração do Produto de Moda
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n1p82Palavras-chave:
Design de Moda, Modelagem, Recursos construtivosResumo
O artigo trata das possibilidades e estratégias de construção para o desenvolvimento do produto de moda. Investiga-se a aplicação de diferentes recursos construtivos aos materiais têxteis de mesma composição e caimento, estabelecendo, para tanto, parâmetros de similaridade formal. O processo de concepção dos produtos é conduzido pela expressão tridimensional, o que permite que as etapas de criação e materialização aconteçam de modo simultâneo. Técnicas de modelagem tridimensional viabilizam as construções que são estruturadas pelos seguintes recursos investigados: intervenção na superfície têxtil, inserção de elementos independentes e diferentes resoluções de confecção. Os resultados obtidos instigam à reflexão acerca dos processos envolvidos.
Downloads
Referências
CASTRO, Lucia Mors de. Patternmaking in fashion step by step. Koln: Evergreen, 2010.
CROSS, Nigel. From a design science to a design discipline: understanding designerly ways of knowing and thinking. In MICHEL, Ralf (Ed.). Design research now: essays and selected projects. Basel: Bierkhäuser Verlag, 2007. p.41-54.
HODGE, Brooke. Skin + bones: parallel practices in fashion and architecture. Londres: Thames & Hudson, 2008.
MARTIN, Marcarena San. Field guide: how to be a fashion designer. Beverly: Rockport, 2009.
SALTZMAN, Andrea. El cuerpo diseñado: sobre la forma en el proyecto de la vestimenta. Buenos Aires: Paidós, 2004.
SALTZMAN, Andrea. O design vivo. In: PIRES, Dorotéia Baduy (Org.). Design de moda: olhares diversos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008. p.305-318.
SOUZA, Patrícia de Mello. A modelagem tridimensional como implemento do processo do desenvolvimento do produto de moda. 2006. Dissertação (Mestrado em Desenho Industrial) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2006.
SOUZA, Patrícia de Mello. A moulage, a inovação formal e a nova arquitetura do Corpo. In: PIRES, Dorotéia Baduy (Org.). Design de moda: olhares diversos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008. p.337-345.
SOUZA, Patrícia de Mello; MENEZES, Marizilda dos Santos. Aplicativos de construção no desenvolvimento do produto de moda. In: PASCHOARELLI, Luiz Carlos; MENEZES, Marizilda dos Santos (Orgs.). Design: questões de pesquisa. Rio de Janeiro: Rio Books, 2010.
VYZOVITI, Sophia. Supersurfaces: folding as a method of generating forms for architecture, products and fashion. Amsterdam: BIS, 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.