Do Instituto Internacional de Bibliografia ao Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação: as bibliografias como memória do conhecimento e reflexos das ideias de Otlet no Brasil

Autores

  • Lena Vania Ribeiro Pinheiro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n2p63

Palavras-chave:

Bibliografia. Conceitos de bibliografia. Bibliografia e memória. Paul Otlet e sua influência no Brasil.

Resumo

Introdução: O trabalho investiga os primeiros conceitos de bibliografia formulados por documentalistas históricos, a concepção de bibliografias como “método científico de prospecção e classificação” e a distinção entre a concepção de uma classificação e o ato de classificar, e dificuldades de tradução (classement, classer e classification).

Objetivo: Discutir a relação entre bibliografia e repertório e os atuais repositórios.

Metodologia: Trata-se de um trabalho teórico, estruturado em a partir de pesquisa bibliográfica.

Resultados: percebe as bibliografias como memória do conhecimento e em diferentes abordagens relacionadas às atividades em bibliotecas: memória mensagem, memória coletiva tradicional, memória cognitiva, memória cultural livresca, memória diálogo e memória vivida, entre outras.

Conclusões: relaciona os reflexos das bibliografias e ideias de Paul Otlet nas ações de informação contemporâneas, especialmente no Brasil: o Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação hoje IBICT- Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, o Curso de Pesquisas Bibliográficas, publicações, estudos e pesquisas brasileiros. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lena Vania Ribeiro Pinheiro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

Pinheiro, L. V. R. (2015). Do Instituto Internacional de Bibliografia ao Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação: as bibliografias como memória do conhecimento e reflexos das ideias de Otlet no Brasil. Informação & Informação, 20(2), 63–85. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n2p63

Edição

Seção

Artigos