Bibliografia: caminhos da história contada e da história vivida

Autores

  • Eduardo Alentejo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n2p20

Palavras-chave:

Ensino no Brasil da bibliografia. Fundamentos da bibliografia. Ramos da bibliografia. Historiografia da bibliografia. Bibliografia na era digital.

Resumo

Introdução: Trata sobre a Bibliografia tendo como referência sua historiografia. Tem por material as bibliografias citadas, os clássicos e os autores que marcaram o desenvolvimento da área.

Objetivo: Visa analisar a bibliografia como sendo campo de interesse científico, buscando responder quais são os caminhos de sua história contada e de sua história vivida que a legitimam como campo de interesses científicos?

Metodologia: A partir do método historiográfico, discorre sobre o estado atual do ensino brasileiro da Bibliografia. Mediante revisão de literatura, explica sua divisão em ramos e discorre sobre sua historiografia de acordo com contornos históricos dos quais envolvem aspectos tecnológicos da produção do conhecimento.

Resultados: Explica que a polifonia e a vulgarização acerca de seu campo científico são fenômenos com impactos às atividades intelectuais nacionais. Analisa conceitos que fundamentam e validam a Bibliografia como área do conhecimento. Atualiza e dá continuidade historiográfica da Bibliografia ao acrescentar reflexões sobre as épocas do trabalho bibliográfico na era digital. Os resultados apontam para a evolução da Bibliografia, tanto enquanto produto e serviço, como área científica em constante desenvolvimento.

Conclusões: Através da análise historiográfica, os caminhos da Bibliografia indicam que o campo de estudo é inesgotável, porque a pesquisa sobre o passado de bibliografia acumulada incluem aspectos teóricos que permanecem no tempo atual e sua atualidade expõe muitas possibilidades para o seu futuro. As bibliografias em ambiente Web permitem expandir entendimentos referentes ao acesso e ao uso da informação pela possibilidade de se empregar recursos tecnológicos capazes de aperfeiçoar suas funções sociais de acesso ao conhecimento, em distintos escopos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduardo Alentejo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

Alentejo, E. (2015). Bibliografia: caminhos da história contada e da história vivida. Informação & Informação, 20(2), 20–62. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n2p20

Edição

Seção

Artigos