Influência do fenômeno climático el niño no período chuvoso da região sudeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2006v15n2p5Palavras-chave:
El Niño, Sudeste do Brasil, PrecipitaçãoResumo
Dados diários de 203 estações pluviométricas, localizadas na região Sudeste do Brasil (SEB), foram utilizados com o propósito de analisar estatisticamente a influência do fenômeno El Niño (EN), no comportamento trimestral da precipitação durante o período chuvoso (PC). As datas de início dos períodos chuvosos da série referente ao fenômeno climático, foram classificadas, baseado nos seus valores médio, máximo e mínimo. A análise das influências do EN no final do período chuvoso, foi realizada mediante a adoção da técnica dos quantis, para nove áreas pré-definidas do SEB. A quantidade trimestral de precipitação, foi classificada e correlacionada com o Índice de Oscilação Sul (IOS) e a temperatura da superfície do mar (TSM) de quatro regiões do Pacífico Equatorial, com a aplicação dos desvios normalizados e correlações 'lag', respectivamente. Concluiu-se que durante o EN, a tendência é que, em média, o fenômeno não exerça influência no início e final do período chuvoso, bem como, na precipitação trimestral, salvo o extremo sul da região, nos dois primeiros trimestres. Porém, nos eventos El Niño, considerados os mais fortes do século 20 (1982/83 e 1997/98), o PC tardou em terminar, principalmente, no estado de São Paulo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.

Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.











