IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DAS ÁREAS DE VULNERABILIDADE AMBIENTAL DA CIDADE DE CORUMBÁ (MS)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n1p085Palabras clave:
Vulnerabilidade ambiental, Corumbá- MS, SIGs, Álgebra de mapasResumen
Disposta sobre um sítio de topografia acidentada, a cidade de Corumbá-MS reflete a problemática engendrada pela expansão urbana no Brasil. O presente trabalho é resultado de um esforço de identificar e caracterizar as áreas de vulnerabilidade ambiental da cidade de Corumbá. O processamento e integração dos dados temáticos para mapeamento da vulnerabilidade ambiental foram realizados com o emprego do software SPRING versão 5.1.7. O emprego de sistema de informação geográfica (SIG) e a utilização da álgebra de mapas neste trabalho foram de extrema importância para facilitar o processo de identificação de áreas suscetíveis a agravos da cidade de Corumbá. A partir da classificação de vulnerabilidade ambiental da cidade e de dados do IBGE, foi possível estimar a população que se encontra inserida nas áreas de maior vulnerabilidade. A área de vulnerabilidade ambiental muito alta corresponde a 2,15% da área urbana, sendo o contingente populacional dessa região em torno de 4.375 habitantes. Enquanto a alta vulnerabilidade ambiental ocupa uma área de 8% da região urbana, respondendo por 8.368 habitantes. Em relação ao censo do IBGE de 2010 13,63% da população urbana de Corumbá está inserida em áreas de alta e muito alta vulnerabilidade ambiental.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y la obra está bajo licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Esta licencia permite a terceros distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, dando el debido crédito a la autoría y a la publicación inicial en esta revista.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.