ESTRUTURA E PROPRIEDADES DO AGROECOSSISTEMA “VIDA VERDE” EM ITABAIANA (SE)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n2p85Palabras clave:
Sistema, fluxos de energia, sustentabilidade.Resumen
Os agroecossistemas são considerados sistemas ecológicos modificados pelo ser humano com finalidade de produzir comida, fibras ou outros produtos agrícolas. Também são considerados como um conjunto ou um arranjo de componentes unidos que se relaciona de tal maneira que formam ou atuam como um único sistema, formado por várias interações intrínsecas que define as suas características e suas propriedades. O objetivo deste trabalho foi representar o fluxo de energia e as interações entre os componentes do agroecossistema “Vida Verde”, assim como avaliar as suas propriedades como sustentabilidade, produtividade, estabilidade, equidade e autonomia. O agroecossistema “Vida Verde” está localizado no Cinturão Verde de produção de hortaliças da cidade de Itabaiana, estado de Sergipe. Foram coletados dados “in situ” por meio de entrevistas com interlocutores locais e pesquisa das informações relevantes para o estudo. Os dados coletados propiciaram a construção de um circuito sistêmico que caracteriza as entradas, saídas e interações de massa e energia entre os subsistemas do “Sistema Vida Verde”, permitindo a análise das propriedades deste agroecossistema. Foi identificado que vários subsistemas compõem o agroecossistema avaliado, como: subsistemas culturas, danos, solo, estufa, reserva e invasoras que interagem entre si, além de diversas entradas (inputs) de massa e energia e saídas (outputs) por meio da produção de hortaliças, ervas medicinais e resíduos. O agroecossistema estudado apresenta boa produtividade, estabilidade, sustentabilidade, porém não apresentou autonomia e equidade, necessitando da aplicação de novas tecnologias e outras alternativas de mercado, para melhorar a sua viabilidade econômica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y la obra está bajo licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Esta licencia permite a terceros distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, dando el debido crédito a la autoría y a la publicación inicial en esta revista.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.