A contribuição da fenomenologia nos processos de intervenção urbana em ocupações irregulares
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2005v14n2p197Palabras clave:
Fenomenologia, Planejamento urbano, Interdisciplinaridade, Ocupações irregulares.Resumen
Este trabalho busca, por meio da visão interdisciplinar, analisar as ocupações irregulares para uma melhor compreensão dessa nova tendência de urbanização da cidade, na qual, o planejamento urbano tem investigado alternativas e soluções para tal. Entretanto, a complexidade de intervenção nessas áreas, nem sempre bem sucedida, levou-nos a encontrar novas abordagens para a análise do espaço urbano. A área estudada, denominada Favela do Parolin, foi submetida a algumas intervenções, as quais ao longo de quase 50 anos, não impediram o seu crescimento, o qual, segundo o último Censo do IBGE (2000), aponta para 4.779 habitantes. Assim, sob o enfoque da Geografia Humanística, abordou-se o espaço da área de estudo por meio do aporte teórico-metodológico da Fenomenologia. Neste contexto, adentrou-se numa visão mais humanizada do planejamento urbano, na qual, a associação da leitura dos fenômenos cognitivos, afetivos e sociais permitiu-nos perceber os espaços enquanto lugares, desvendando novas leituras e análises do espaço urbano. Esta pesquisa, ao percorrer os caminhos da interdisciplinaridade, promoveu a contribuição da geografia em sua vertente fenomenológica ao planejamento urbano; cuja interação, mostrou-se conveniente aos estudos das ocupações irregulares, ao identificar os valores dos elementos urbanos por meio das vivências.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y la obra está bajo licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Esta licencia permite a terceros distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, dando el debido crédito a la autoría y a la publicación inicial en esta revista.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.