Caracterização do sistema de exploração da Caatinga em São João do Cariri - PB <b/>
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2010v19n2p175Palabras clave:
Semiárido, Clima, Variabilidade, Vegetação.Resumen
Em virtude do desconhecimento da população a respeito da caatinga, esta vem sendo sistematicamente explorada sem nenhuma preocupação, especialmente com a manutenção da sua biodiversidade vegetal. O objetivo do trabalho foi avaliar as formas de exploração da caatinga, além de levantar informações sobre as técnicas de orientação para enfrentar as estiagens pelos produtores rurais do município de São João do Cariri - PB. Foram aplicados 355 questionários aos produtores de 60 propriedades rurais de São João do Cariri – PB, seguindo a mesma área de cobertura utilizada pelos nove Agentes Comunitários de Saúde. O nome das localidades foi designado de acordo com a nomenclatura utilizada pela Secretária de Saúde do município. As espécies Xique-xique (Pilosocereus gounellei), Palmatória (Opuntia palmadora), Mandacaru (Cereus jamacaru) e Maniçoba (Manihot glaziovi) são as mais utilizadas para alimentação dos caprinos, no entanto, o uso principal da caatinga pelo agricultor é a retirada de madeira para lenha e cerca. São necessários mais estudos para alertar os produtores sobre as tomadas de decisão a respeito da exploração dos recursos naturais da caatinga. A solução para o Nordeste é a educação; habilitar as pessoas, uma vez que, os produtores rurais não recebem orientação técnica para conviver com as secas, realizando observações pela própria experiência, pelo uso de sinais na natureza como vegetação e fauna local
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y la obra está bajo licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Esta licencia permite a terceros distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, dando el debido crédito a la autoría y a la publicación inicial en esta revista.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.