A modernização do campo e o processo de descolamento da cidade: Lavras do Sul – município da região da Campanha gaúcha

Autores/as

  • Luiz Fernando Mazzini Fontoura Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2016v25n2p19

Palabras clave:

Modernização – campo, Pequena cidade, Lavras do Sul – migração

Resumen

Este trabalho visa avaliar as alterações na relação campo-cidade em função da substituição da atividade pecuária bovina tradicional por outras formas de produção empresarial em alguns municípios pequenos localizados na região da Campanha gaúcha, especificamente em Lavras do Sul. O objetivo da pesquisa é entender as transformações causadas pela modernização da agricultura no campo e que têm provocado um descolamento entre o campo e a cidade, que muitas vezes não acompanha este movimento, analisados a partir do comportamento das migrações populacionais no campo e na cidade paralelo ao avanço da modernização da agricultura.

Biografía del autor/a

Luiz Fernando Mazzini Fontoura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Geografia pela UFRGS, Mestre em Sociologia pela UFRGS, Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Professor Associado III do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

Publicado

2016-12-01

Cómo citar

Fontoura, L. F. M. (2016). A modernização do campo e o processo de descolamento da cidade: Lavras do Sul – município da região da Campanha gaúcha. GEOGRAFIA (Londrina), 25(2), 19–39. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2016v25n2p19

Número

Sección

Artículos