Feira da Rua José Avelino: usos do espaço público e questões sobre o patrimônio histórico - Fortaleza - CE
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2016v25n1p125Palabras clave:
Feira, Usos da Rua, PatrimônioResumen
O uso do espaço público revela práticas, costumes e atividades econômicas da sociedade em um dado lugar. O presente artigo tem por objetivo analisar os usos do espaço público da Rua José Avelino, onde, atualmente, ocorre uma feira de confecção e sua relação com o patrimônio histórico de Fortaleza. A realização da atividade dinamiza a via, o seu entorno e atrai sacoleiras do interior do Ceará e de outros estados do Nordeste. Em 2012 a prefeitura municipal publicou um decreto que instituiu o tombamento da pavimentação da rua onde acontece parte da feira. Esta ação deveria garantir a proteção e conservação do bem tombado, porém no local não existem placas informativas nem tão pouco são feitos trabalhos de conscientização sobre a importância desta iniciativa legal. Hoje, a via concentra algumas lojas, galerias e pequenos centros comerciais que se articulam diretamente com a feira. A análise da rua, por meio dos seus usos, permitiu identificar as diferentes utilizações dos transeuntes e da população que frequentou e ainda frequenta aquele espaço público. Foram realizados registros fotográficos em campo, pesquisas em jornais e bibliotecas, elaboração de mapas, revisão bibliográfica sobre o tema e entrevistas com feirantes e trabalhadores da feira.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y la obra está bajo licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Esta licencia permite a terceros distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, dando el debido crédito a la autoría y a la publicación inicial en esta revista.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.