Entre o território comunitário e o território societário: os impactos na realocação de Itueta - MG
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2013v22n2p139Resumen
Itueta, cidade localizada no Vale do Rio Doce/MG, emancipou-se de Resplendor em 1948. Em fins da década de 1990, iniciaram-se os primeiros contatos para a realocação da população da cidade em função da construção da Usina Hidrelétrica de Aimorés (Consórcio Vale-CEMIG), processo finalizado em 2005. Poucos são os trabalhos que buscam acessar dimensões relativas às emoções e às relações que emergem num processo de realocação populacional. Dada a complexidade do objeto em foco, envolvendo múltiplas dimensões, faz-se necessário uma reflexão sobre as discussões existentes em torno dos Estudos Territoriais que dizem respeito ao conceito de território e das suas tipologias; especialmente, na verificação se tais tipologias seriam adequadas para acessarmos a singularidade do caso de Itueta. Por fim, consideramos duas novas tipologias que, observadas num continuum, podem contribuir para a análise de processos de territorialização e desterritorialização: território comunitário e território societário.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y la obra está bajo licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Esta licencia permite a terceros distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, dando el debido crédito a la autoría y a la publicación inicial en esta revista.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.