Evolução da produção científica em Ciência do Solo no Brasil: um olhar sobre o Qualis
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2013v22n3p93Palabras clave:
Pós-graduação, Ciência do solo, Cienciometria, QUALISResumen
O objetivo do trabalho foi avaliar o impacto do QUALIS na produção científica em Ciência do Solo brasileira, bem como a representatividade desta dentro da área de Agronomia e da grande área Ciências Agrárias. Os dados utilizados foram obtidos nos cadernos de indicadores no portal da CAPES e do GeoCAPES. Os resultados mostraram que a produção científica em periódicos internacionais A em Ciência do Solo cresceu linearmente nos triênios analisados (98-00, 01-03 e 04-06), porém houve decréscimo na produção científica em periódicos nacionais A nos mesmos triênios. Ao mesmo tempo, a representatividade da produção científica em periódicos nacional A em Ciência do Solo dentro da Agronomia e da grande área Ciências Agrárias foi superior a esta mesma representatividade com relação aos periódicos internacionais A. No QUALIS atual a produção científica está distribuída em todos os extratos, sendo mais visível no extrato B1, entretanto, não foi possível afirmar se houve crescimento desta produção científica específica, visto que o atual QUALIS foi contabilizado somente no último triênio (07-09). A produção científica no QUALIS A1 e A2 necessita ser incrementada, porém, reconhece-se a dificuldade de se publicar em periódicos internacionais com QUALIS A1 e A2 devido ao aspecto regionalista que apresenta não só a Ciência do Solo, mas as Ciências Agrárias em geral. Assim, o atual QUALIS desafia os bons periódicos nacionais a alcançarem classificações superiores. Sugere-se que o sistema de avaliação da Pós-Graduação da CAPES utilize outros indicadores de qualidade além da metodologia QUALIS. Pós-graduação, ciência do solo, cienciometria, QUALIS.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y la obra está bajo licencia Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional. Esta licencia permite a terceros distribuir, remezclar, adaptar y desarrollar el material en cualquier medio o formato únicamente con fines no comerciales, dando el debido crédito a la autoría y a la publicación inicial en esta revista.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.