Análise da fragilidade ambiental da bacia do córrego João dias, Aquidauana - MS
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2012v21n2p23Palavras-chave:
Fragilidade Ambiental, Geotecnologias, bacia do córrego João Dias.Resumo
O objetivo deste trabalho foi utilizar produtos de sensoriamento remoto e técnicas de geoprocessamento para orientar o ordenamento territorial através do estudo da fragilidade ambiental, determinando as áreas susceptíveis ao processo de ocupação e produção no espaço da bacia do córrego João Dias, MS. Para a elaboração da análise da fragilidade ambiental foram aplicados os métodos de combinação de mapas, sobreposição ponderada, em um Sistema de Informação Geográfica. Devido à extensa área destinada a Pastagem e com condicionantes físicos desfavoráveis a ocupação, a bacia do córrego João Dias apresenta 74 % de sua área classificada com alta fragilidade ambiental. Esta classe está presente em todos os patamares altimétricos da bacia. Assim sendo, deve-se adotar métodos de utilização racional dos recursos naturais a fim de garantir o pleno equilíbrio na relação homem-paisagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.