Análise dos impactos das vibrações geradas por desmontes em taludes das minerações - estudo de caso da mina de Timbopeba em Ouro Preto (MG)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2001v10n2p245Resumo
Este artigo relata parte de uma pesquisa realizada na Mina de Timbopeba, localizada em Ouro Preto/MG, onde a Companhia Vale do Rio Doce extrai minério de ferro. O objetivo do trabalho foi investigar os efeitos das vibrações geradas pelos desmontes de rochas realizados para produção e pré-corte na estabilidade do talude final da mina que possui cerca de 380 metros de altura. Foram realizadas medidas dos níveis de vibrações em pontos fixos do talude, mas considerando-se diferentes distâncias dos desmontes. A pesquisa revelou que os níveis de vibrações medidos não alcançam nem 10% do mínimo necessário para causar fraturamento nas porções sãs do talude. Todavia, no que toca aos efeitos das vibrações sobre os blocos semi-soltos dispostos na superfície, eles requerem estudos complementares, pois não ficaram claros. A grande heterogeneidade da área é apontada como uma das causas para a não obtenção de um modelo satisfatório para a lei de atenuação das vibrações e, portanto, não fornecem resultados confiáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.