ACUMULAÇÕES DE DETRITOS LENHOSOS E MUDANÇAS NA MORFOLOGIA DO CANAL FLUVIAL NO RIO GUABIROBA, GUARAPUAVA (PR)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2011v20n1p31Palavras-chave:
Detritos lenhosos, morfologia de canal, perfis transversais, erosão e deposição.Resumo
Árvores, galhos e folhas caídos dentro de um canal fluvial podem tornar-se um significativo agente componente do processo sedimentar, sendo de ocorrência natural e freqüente em sistemas fluviais que cortam áreas florestadas. Toda essa carga de material de origem vegetal que se encontra dentro do canal é chamada de “detritos lenhosos” e desempenham função chave na geomorfologia de canais. Os detritos lenhosos afetam os processos de erosão e de deposição que controlam a geometria do canal, alterando a morfologia do perfil transversal. A presente pesquisa teve por objetivo verificar a influência de acumulações de detritos lenhosos na morfologia do canal do rio Guabiroba, no município de Guarapuava, estado do Paraná. A influência dos detritos lenhosos sobre a morfologia do canal foi monitorada por meio da construção de perfis transversais, tanto à montante como à jusante de três acumulações. Ao término do período de monitoramento (dezembro/2007 a março/2009) foi observado que houve um predomínio de processos erosivos a montante das acumulações de detritos lenhosos e que a jusante dos mesmos houve um predomínio de sedimentação. Verificou-se, ainda, a estreita relação entre a precipitação pluvial e a ação dos detritos lenhosos na criação e manutenção de unidades soleira-depressão e seus reflexos nos processos erosivo-deposicionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.