Geologia, geomorfologia e disponibilidade hídrica subterrânea na bacia hidrográfica do Ribeirão Jacutinga
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2003v12n2p131Palavras-chave:
Ribeirão Jacutinga, Aqüífero Serra Geral, Aqüífero fraturado, Hidrogeologia, Bacia hidrográfica.Resumo
A bacia hidrográfica do ribeirão Jacutinga localiza-se ao norte da região urbanizada de Londrina, onde afloram rochas ígneas vulcânicas pertencentes à Formação Serra Geral. Fisiograficamente, a bacia está inserida num relevo suavemente ondulado a ondulado, muito comum em todo o Terceiro Planalto Paranaense. O Aqüífero Serra Geral, devido às suas características litológicas, constitui-se em um meio hidrogeológico heterogêneo, onde o fluxo d’água se faz de maneira restrita, limitado a descontinuidades representadas pelos sistemas de diaclasamento da rocha. Uma maior coalescência de diáclases pode representar uma maior oferta de água subterrânea nesse tipo de aqüífero. É o que acontece na área de ocorrência da bacia hidrográfica do ribeirão Jacutinga, onde esse recurso é crucial para a manutenção das atividades rurais ali desenvolvidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.