Animando a Geografia: desenhos animados na construção do saber geográfico escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n2p269

Palavras-chave:

geografia escolar; ensino de geografia; diversidade no ensino.

Resumo

Pensar em novas maneiras e novos recursos didáticos para facilitar e qualificar o processo de ensino-aprendizagem da geografia na Educação Básica e em tornar a geografia atraente e divertida, para que o/a estudante participe ativamente da construção do seu conhecimento são desafios atuais. Utilizaram-se as mídias e seus artefatos culturais em processos educativos para contribuir na resolução desta problemática. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a utilização de desenhos animados como recurso didático-pedagógico para o ensino de geografia na Educação Básica. O presente texto trata-se de uma investigação teórica, na qual foi utilizada como metodologia a revisão bibliográfica e nesta foi considerado o gênero dos/as autores/as, para que o trabalho contemplasse ambos de forma equitativa. Como produtos resultantes foram gerados 9 planejamentos didáticos para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais alicerçados na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e no Currículo Base do Território Catarinense (Santa Catarina, 2019). Estes planejamentos apresentam temas transversais inovadores, e a diversidade em suas mais distintas facetas. Vislumbra-se que é uma alternativa tornar a geografia atraente e significativa para o/a estudante com artefatos culturais do seu dia-a-dia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Afonso Peron, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pela Faculdade Batista de Minas Gerais (FBMG). Professor de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC.

Kalina Salaib Springer, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC).

Referências

AMAZONS - Guerreiros da Amazônia. Produção de Ronaldo Barcelos. Brasil: TV Escola, 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/@GuerreirosdaAmazonia>. Acesso em: 07 mar. 2024.

ANIMAÇÃO. In: Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em: < https://escola.britannica.com.br/artigo/animação/480613>. Acesso em: 23 nov. 2020.

ÁVILA, Lucía Domínguez; YANKOVIC, Nieves Schade; FERNÁNDEZ, Valerio Fuenzalida; SILVA, Marcela Vilches. El desafío que plantean los dibujos animados a las educadoras de párvulos. Revista Investigaciones en Educación. v. 10, n. 02, p. 89-104, 2010. Disponível em: <http://revistas.ufro.cl/ojs/index.php/educacion/article/view/1011>. Acesso em: 11 set. 2020.

BACCEGA, Maria Aparecida. Televisão e educação: a escola e o livro. Comunicação & Educação. São Paulo, n. 24, p. 7 - 14, maio/ago., 2002. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37432>. Acesso: 6 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i24p7-14

BELTRÁN-PELLICER, Pablo; ARNAL-BAILERA, Alberto; MUÑOZ-ESCOLANO, José María. Análisis del conteo como contenido matemático en un episodio de dibujos animados para educación infantil. Revista Iberoamericana de Educación Matemática - Unión, n. 52, p. 236-249, abril, 2018. Disponível em: <https://union.fespm.es/index.php/UNION/issue/view/59/58>. Acesso em: 12 set. 2020.

BEZERRA, Larissa Rogério. História do desenho animado e sua influência na formação infantil. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 1182-1195.

BINO e Fino. Direção de Adamu Waziri. Nigéria: Globo Play, 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Qju0vRiKsXo>. Acesso em: 06 mar. 2024.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 31 mar 2021.

BRASIL. Lei 13.006, de 26 de junho de 2014. Acrescenta o § 8º ao art. 26 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para obrigar a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica. Diário Oficial da União: Brasília 27 jan. 2014. Disponível em: <https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=1&data=27/06/2014>. Acesso em: 05 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 30 mar. 2021.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Ensino da Geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: Edipucrs, 2007.

DEFENDA-SE. Centro Marista. Brasil: YouTube, 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0mTpFWuyk6g&t=1s>. Acesso em: 07 mar. 2024.

DEL MORAL, María Esther; VILLALUSTRE, Lourdes; PIÑEIRO, María del Rosario Neira. La asimilación cognitiva infantil de los estereotipos representados a través de los dibujos animados. Observatorio (OBS*) Journal, v. 4, n. 03, p. 89 - 105, 2010. Disponível em: <http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/381>. Acesso em: 11 set. 2020.

DIAS, Angélica Mara de Lima; LAURINDO, Maria do Socorro Vieira; RODRIGUES, Erimágna de Morais. Uma proposta no ensino de geografia: filmes de animação como recurso didático. In: IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB E II ENCONTRO DE FORMAÇÃO PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2014, João Pessoa. Anais IV ENID/UEPB. João Pessoa: Realize, 2014. v. 1, p. 01 - 05. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/eniduepb/anais.php>. Acesso em: 13 mai. 2019.

ESPÍRITO SANTO, Carlos Alberto Braga do; BRITO, Leandro Tavares Santos. As relações étnico-raciais em um contexto do desenho animado Mundo Bita. In: V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2018, Olinda. Anais V CONEDU. Olinda: Realize, 2018. n.p. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/46503>. Acesso em: 6 abr. 2021.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Atlas, 2002.

GIROUX, Henri Armand. Memórias e pedagogia no maravilhoso mundo da Disney. In: SILVA, Tomaz Tadeu da et al. Alienígenas na Sala de Aula: Uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 129-154.

GUIMARÃES, Iara Vieira. Os artefatos midiáticos, a pesquisa e o ensino de geografia. In: ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de; FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa. Formação, Pesquisas e Práticas Docentes: Reformas Curriculares em Questão. João Pessoa: Mídia, 2013. p. 219-240.

IRMÃO do Jorel. Direção de Juliano Enrico e Rodrigo Soldado. Produção de Zé Brandão, Felipe Tavares. Brasil: Cartoon Network, 2014. Disponível em: <https://redecanais.la/irmao-do-jorel-2a-temporada-episodio-03-shostners-shopping_f98c5d240.html>. Acesso em: 07 mar. 2024.

LACOSTE, Yves. A geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 2012.

LIMA, Joélica Pereira de. A construção do pensamento geográfico através dos desenhos animados: uma experiência utilizando o Pica-Pau como Recurso Didático. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.

LLORENT Vicente.; MARÍN, Verónica. La integración de los dibujos animados en el currículo de Educación Infantil. Una propuesta teórica. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 12, n. 1, p. 73-82, 2013. Disponível em: <http://www.rinace.net/reice/numeros/vol12num1.htm>. Acesso em: 10 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.15366/reice2014.12.1.005

MEU Amigãozão. Produção de André Breitman, Ira Levy e Peter Williamson. Brasil e Canadá: TV Brasil, 2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nLSffZ2cil0>. Acesso em: 06 mar. 2024.

MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva; SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Visões de ciência em desenhos animados: uma alternativa para o debate sobre a construção do conhecimento científico em sala de aula. Ciência & Educação (Bauru), v. 14, n. 3, p.417-429, 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132008000300004&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 6 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132008000300004

MÍDIA. In: DICIONÁRIO MICHAELIS, Dicionário Online Brasileiro da Língua Portuguesa. Editora Melhoramentos, 2021. Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/m%C3%ADdia/>. Acesso em: 7 abr. 2021.

MILLY e Molly. Direção de David Evans. Nova Zelândia e Singapura: Discovery Kids, 2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=K1oaFykWDeE>. Acesso em: 06 mar. 2024.

MORNHINWEG, Gabriela.; HERRERA, Luiz Carlos. Los Dibujos Animados: herramienta para la educación. Revista Investigación e Pensamiento Crítico, 5, n. 2, p. 21-37, mai/ago., 2017. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/319551296_Los_Dibujos_Animados_herramienta_para_la_educacion>. Acesso em: 10 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.37387/ipc.v5i2.68

MUNANGA, Kabengele. Negritude e identidade negra ou afrodescendente: um racismo ao avesso? Revista da ABPN, v. 4, n. 8, p. 6-14, 2012. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/246>. Acesso em: 8 out. 2020.

OS SIMPSONS. Criação de Matt Groening. Estados Unidos: Fox, 1989. Disponível em: <https://redecanais.zip/browse-os-simpsons-dublado-videos-87-date.html>. Acesso em: 07 mar. 2024.

PAZELLI, Pedro Eugênio Gomes. A utilização da animação no ensino fundamental para a educação em saúde. 2012. Dissertação (Mestrado em Design) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

PERON, Thiago Afonso; ELIAS, Leonardo Maciel de Medeiros. O desenho animado “Super Choque” para desenvolver práticas geográficas antirracistas. Revista Pesquisar, Florianópolis (SC), v. 7, n. 13, Ed. especial: SELIGeo, p. 74-88, jun. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/pesquisar/index>. Acesso em: 9 out. 2020.

PERON, Thiago Afonso. O desenho animado como potencializador de uma educação geográfica antirracista. Revista de Ensino de Geografia, v. 12, n. 22, p. 164-182, jul/dez. 2021. Disponível em: <http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N23/Resumo-Art10-v12-n23.php>. Acesso em: 22 mar. 2021.

PUIGGRÒS, Núria Rajadell ; PUJOL, María Antònia; HOLZ, Verónica Violant. Los dibujos animados como recurso de transmisión de los valores educativos y culturales. Comunicar. Barcelona. v. 13. n. 25, p. 1- 9, out., 2005. Disponível em: <https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=25&articulo=25-2005-190>. Acesso em: 6 abr. 2021.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina – SED. Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na Educação Básica. Florianópolis: SED, 2014. Disponível em: <https://nucleo1.paginas.ufsc.br/files/2014/12/Proposta_Curricular-de-Santa-Catarina.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2021.

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina - SED. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território catarinense. Florianópolis: SED, 2019. Disponível em: <http://www.sed.sc.gov.br/>. Acesso em: 28 nov. 2020.

SANTOS, Rita de Cássia Evangelista dos; CHIAPETTI, Rita Jaqueline Nogueira. Uma investigação sobre o uso das diversas linguagens no ensino de geografia: uma interface Teoria e Prática. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, n. 3, p.167-183, 18 jan. 2012. Universidade Federal de Santa Maria. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/7353>. Acesso em: 6 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/223649947353

SENTIR Ser Índio - Brincadeira na Aldeia. Produção de Deivid Germano, Patrick Costa, Rafael Souza, Renato Souza e Thiago Lossa. Brasil: Cine Animazul, 2006. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=h84T-RxA2e0>. Acesso em: 06 mar. 2024.

SILVA, Arthur Martins da. O desenho animado “Os Simpsons” como instrumento metodológico no ensino de geografia. 2015. (Licenciatura Plena em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.

SOUZA, Kamila Regina de; SARTORI, Ademilde Silveira. Educomunicação e desenhos animados: reflexões sobre a construção do conceito de prática pedagógica educomunicativa desde a educação infantil. Revista Eletrônica Humanitaris PUCRS/EduEer/ICEP, v. 1, n. 1, p. 92-109, 2013. Disponível em: https://silo.tips/download/revista-humanitaris-pucrs-eduser-icep-2. Acesso em: 15 set. 2020.

SUPER-CHOQUE. Criação de Dwayne McDuffie, Denys Cowan, Michael Davis e Derek Dingle. Estados Unidos: DC Comics Warner Bros. Animation, 2004. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7fMUJmDRWis>. Acesso em: 07 mar. 2024.

Downloads

Publicado

2024-06-30

Como Citar

Peron, T. A., & Springer, K. S. (2024). Animando a Geografia: desenhos animados na construção do saber geográfico escolar. GEOGRAFIA (Londrina), 33(2), 269–289. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n2p269

Edição

Seção

Oficinas Pedagógicas