Animando a Geografia: desenhos animados na construção do saber geográfico escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n2p269

Palavras-chave:

geografia escolar; ensino de geografia; diversidade no ensino.

Resumo

Pensar em novas maneiras e novos recursos didáticos para facilitar e qualificar o processo de ensino-aprendizagem da geografia na Educação Básica e em tornar a geografia atraente e divertida, para que o/a estudante participe ativamente da construção do seu conhecimento são desafios atuais. Utilizaram-se as mídias e seus artefatos culturais em processos educativos para contribuir na resolução desta problemática. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a utilização de desenhos animados como recurso didático-pedagógico para o ensino de geografia na Educação Básica. O presente texto trata-se de uma investigação teórica, na qual foi utilizada como metodologia a revisão bibliográfica e nesta foi considerado o gênero dos/as autores/as, para que o trabalho contemplasse ambos de forma equitativa. Como produtos resultantes foram gerados 9 planejamentos didáticos para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais alicerçados na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e no Currículo Base do Território Catarinense (Santa Catarina, 2019). Estes planejamentos apresentam temas transversais inovadores, e a diversidade em suas mais distintas facetas. Vislumbra-se que é uma alternativa tornar a geografia atraente e significativa para o/a estudante com artefatos culturais do seu dia-a-dia. 

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Biografia do Autor

Thiago Afonso Peron, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pela Faculdade Batista de Minas Gerais (FBMG). Professor de Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC.

Kalina Salaib Springer, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC).

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Publicado

2024-06-30

Como Citar

Peron, T. A., & Springer, K. S. (2024). Animando a Geografia: desenhos animados na construção do saber geográfico escolar. Geografia (Londrina), 33(2), 269–289. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n2p269

Edição

Seção

Oficinas Pedagógicas