Brasil, Potência Regional Fragmentada: panorama atual do comércio e das infraestruturas de transportes entre Brasil e demais países sul-americanos (1997-2015)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n1p87Palavras-chave:
Brasil, Sudamérica, Transportes, Integración RegionalResumo
Em paralelo ao fenômeno de mundialização econômica, os países iniciam diversas propostas de integração econômica regional. O Brasil, em específico, participou da instituição do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) na década de 1990. São novas estratégias de inserção no comércio internacional para obter uma melhor concorrência frente a um mundo cada vez mais globalizado e de competitividade acirrada. Para o êxito dessa estratégia, são necessárias infraestruturas de transportes que conectem aos países sul-americanos para uma melhor integração regional e infraestrutural. Nesse sentido, utilizando o método histórico e empírico, o presente trabalho procura mostrar como está o grau de integração comercial e das infraestruturas de transportes do Brasil com os países da América do Sul. A análise permite concluir que, do ponto de vista da infraestrutura de transportes, o Brasil se caracteriza como uma potência regional fragmentada.
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