Brasil, Potência Regional Fragmentada: panorama atual do comércio e das infraestruturas de transportes entre Brasil e demais países sul-americanos (1997-2015)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n1p87

Palavras-chave:

Brasil, Sudamérica, Transportes, Integración Regional

Resumo

Em paralelo ao fenômeno de mundialização econômica, os países iniciam diversas propostas de integração econômica regional. O Brasil, em específico, participou da instituição do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) na década de 1990. São novas estratégias de inserção no comércio internacional para obter uma melhor concorrência frente a um mundo cada vez mais globalizado e de competitividade acirrada. Para o êxito dessa estratégia, são necessárias infraestruturas de transportes que conectem aos países sul-americanos para uma melhor integração regional e infraestrutural. Nesse sentido, utilizando o método histórico e empírico, o presente trabalho procura mostrar como está o grau de integração comercial e das infraestruturas de transportes do Brasil com os países da América do Sul. A análise permite concluir que, do ponto de vista da infraestrutura de transportes, o Brasil se caracteriza como uma potência regional fragmentada.

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Biografia do Autor

Michele Serpe Fernandes, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).  Professora de Geografia no ensino básico, na Secretaria de Estado de Educação (Seed) no Paraná. 

Luis Lopes Diniz Filho, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Associado do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

Fernandes, M. S., & Diniz Filho, L. L. (2023). Brasil, Potência Regional Fragmentada: panorama atual do comércio e das infraestruturas de transportes entre Brasil e demais países sul-americanos (1997-2015). GEOGRAFIA (Londrina), 33(1), 87–106. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2024v33n1p87

Edição

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Artigos