A Dimensão Espacial das Estratégias de Fidelização de Empresas Varejistas no Brasil: uma análise sobre Americanas, Havan e Pernambucanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2023v32n2p65

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a dimensão espacial das estratégias de fidelização de três empresas varejistas no Brasil: Americanas, Havan e Pernambucanas. Uma das principais tendências do comércio varejista verificada nos últimos anos é o maior foco no cliente e no relacionamento com o consumidor. Os cartões próprios das empresas são usados como instrumento de captação de dados e ferramenta de atração de clientes, visto que conhecer melhor e proporcionar um atendimento personalizado com seu cliente contribui de maneira significativa para a fidelização e, sobretudo, para o aumento dos lucros dessas empresas a partir do endividamento deles.Para tanto, utilizamos como metodologia revisão bibliográfica sobre o tema e realização de entrevistas semiestruturadas com gerentes dessas empresas e consumidores em Presidente Prudente (SP), que combinada com a experiência empírica obtida por meio da realização de um estágio não-remunerado em uma empresa de ciência do consumo em São José do Rio Preto (SP), em 2018, permitiu que observássemos que, de maneira geral, as empresas varejistas dedicam cada vez mais esforços para satisfazer seus clientes com o objetivo de ampliar seus mercados consumidores.

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Biografia do Autor

Flaviane Ramos dos Santos, IFPR - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

Doutora em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Presidente Prudente. Professora de Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí.

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Publicado

2023-06-12

Como Citar

Santos, F. R. dos. (2023). A Dimensão Espacial das Estratégias de Fidelização de Empresas Varejistas no Brasil: uma análise sobre Americanas, Havan e Pernambucanas. Geografia (Londrina), 32(2), 65–85. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2023v32n2p65