Análise dos Trabalhos sobre Práticas de Ensino de Geografia nos Anais do Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2023v32n2p177Palavras-chave:
Geografia. Ensino. ENPEG. Estado da Arte. Revisão Bibliográfica., Geografia; Ensino; ENPEG; Estado da arte; Revisão bibliográfica.Resumo
O Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia (ENPEG) é um importante evento científico de divulgação acadêmica e debate sobre as pesquisas envolvendo o campo do ensino de Geografia no Brasil. O presente artigo buscou realizar estudo bibliográfico sobre os trabalhos específicos em práticas de ensino em Geografia submetidos ao evento na edição do ano de 2017, realizada na UFMG, para posterior análise e síntese dos dados obtidos. Para tanto, realizou-se a construção do Estado do Conhecimento de uma seleção de 167 trabalhos do referido evento. Os principais resultados apontam para o aumento dos trabalhos sobre práticas de ensino; UNEB, Unioeste e Unicamp são, respectivamente, as universidades que mais contribuíram com trabalhos para o evento; a maior parte dos autores principais possui graduação; o assunto mais abordado foram recursos didáticos; o nível educacional mais abordado foi o Ensino Fundamental; as análises de práticas pedagógicas foram as estratégias mais utilizadas. Considera-se que o campo de pesquisa do ensino de Geografia, através da análise de informações, possui importantes desafios para o futuro, em especial no mundo pós-pandemia.
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