Itinerários da Educação Básica no Ensino Fundamental II no Conteúdo Curricular de Geografia: da Constituição Federal de 1988 à prática esperada da BNCC

Autores

  • Marcia Batista Lanes UNIVALE - Universidade Vale do Rio Doce

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2021v30n1p521

Palavras-chave:

Educação básica, Ensino de Geografia, Constituição Federal, BNCC.

Resumo

No artigo, apresentam-se e discutem-se os PCN, principal referencial para o currículo do Ensino Fundamental até a entrada em vigor da BNCC, a fim de analisar e compreender como se deram as políticas curriculares, assim como a prática curricular era orientada em sala de aula, no ensino de Geografia para o 6º ano do Ensino Fundamental II. Esse estudo se baseia na metodologia da análise do conteúdo em dois livros didáticos desta série. Adotou-se essa sistemática de análise para aferir como estes apresentavam o conceito de território e suas variáveis, considerados fundantes nos estudos geográficos, uma vez que preconizavam os PCN a importância destes para a Geografia, ao longo da Educação Básica, assim como também a opção teórico-metodológica dos autores dos livros analisados, frente ao materialismo ou ao simbolismo geográfico. Conclui-se que as práticas curriculares anteriores à BNCC nos revelam autores que seguiam determinações próprias ao escreverem livros, ignorando os orientadores de currículos, justificadas por formações voltadas ao materialismo geográfico, em detrimento do simbolismo ao qual a Geografia também se propõe.

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Biografia do Autor

Marcia Batista Lanes, UNIVALE - Universidade Vale do Rio Doce

Mestre em Gestão Integrada de Território (UNIVALE).

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Lanes, M. B. (2020). Itinerários da Educação Básica no Ensino Fundamental II no Conteúdo Curricular de Geografia: da Constituição Federal de 1988 à prática esperada da BNCC. GEOGRAFIA (Londrina), 30(1), 521–538. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2021v30n1p521

Edição

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Artigos