Itinerários da Educação Básica no Ensino Fundamental II no Conteúdo Curricular de Geografia: da Constituição Federal de 1988 à prática esperada da BNCC

Autores

  • Marcia Batista Lanes UNIVALE - Universidade Vale do Rio Doce

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2021v30n1p521

Palavras-chave:

Educação básica, Ensino de Geografia, Constituição Federal, BNCC.

Resumo

No artigo, apresentam-se e discutem-se os PCN, principal referencial para o currículo do Ensino Fundamental até a entrada em vigor da BNCC, a fim de analisar e compreender como se deram as políticas curriculares, assim como a prática curricular era orientada em sala de aula, no ensino de Geografia para o 6º ano do Ensino Fundamental II. Esse estudo se baseia na metodologia da análise do conteúdo em dois livros didáticos desta série. Adotou-se essa sistemática de análise para aferir como estes apresentavam o conceito de território e suas variáveis, considerados fundantes nos estudos geográficos, uma vez que preconizavam os PCN a importância destes para a Geografia, ao longo da Educação Básica, assim como também a opção teórico-metodológica dos autores dos livros analisados, frente ao materialismo ou ao simbolismo geográfico. Conclui-se que as práticas curriculares anteriores à BNCC nos revelam autores que seguiam determinações próprias ao escreverem livros, ignorando os orientadores de currículos, justificadas por formações voltadas ao materialismo geográfico, em detrimento do simbolismo ao qual a Geografia também se propõe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Batista Lanes, UNIVALE - Universidade Vale do Rio Doce

Mestre em Gestão Integrada de Território (UNIVALE).

Referências

ARARIBÁ Plus. Geografia do 6º ano. Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna. 4ª ed. – São Paulo: Moderna, 2014.

ARELARO, Lisete Regina Gomes; JACOMINI, Márcia Aparecida; KLEIN, Sylvie Bonifácio. O ensino fundamental de nove anos e o direito à educação. Educação e Pesquisa, v. 37, n. 1, p. 35-51, 2011.

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Editora Vozes Limitada, 2014.

BATISTA, A. A. G. Recomendações para uma política pública de livros didáticos. Brasília: MEC; SEF, 2001. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002406.pdf. Acesso em: 21/01/2016.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Congresso. Brasília, DF, 1988.

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Congresso. Brasília, DF, 1996.

CASTELLAR, S. M. V.; SEFERIAN, A. P. G. Geografia 6º ano. 1ª ed. – São Paulo: FTD, 2014

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 1998.

DE CP SANTOS, Luciola Licinio. Políticas públicas para o ensino fundamental: parâmetros curriculares nacionais e sistema nacional de avaliação (SAEB). Educ. Soc, v. 23, n. 80, 2002.

FANTIN, E. M. Análise e produção de textos didáticos para o ensino de Geografia. Curitiba: InterSaberes, 2013.

FREITAG, B.; MOTTA, V. R.; COSTA, W.F. O livro didático em questão. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1993.

KRAMER, S. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. Educação & Sociedade, Campinas, v.18, n. 60, dez. 1997.

LUKÁCS, G. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Temas de ciências humanas, v. 4, p. 1-18, 1978.
NUNES, F. G. PROFESSORES E PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN): COMO ESTÁ ESSA RELAÇÃO? O Espaço Geográfico em Análise, v. 24, 2012.

PINTO, R. de O.; PIZZIRANI, F.. Legislação Educacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. 208 p.

SANTOS, Pablo S. M. B. dos. Guia prático da política educacional no Brasil: ações, planos, programas e impactos. São Paulo: Cengage, 2012.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. São Paulo: EdUSP, 2002.

VASCONCELOS, C. A construção do conhecimento em sala de aula. Coleção Cadernos Pedagógicos. São Paulo: Liberdad, 1995.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Lanes, M. B. (2020). Itinerários da Educação Básica no Ensino Fundamental II no Conteúdo Curricular de Geografia: da Constituição Federal de 1988 à prática esperada da BNCC. Geografia (Londrina), 30(1), 521–538. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2021v30n1p521

Edição

Seção

Artigos