Camponês e agricultor familiar: mesmos sujeitos?

Autores

  • Rosaly Stange Azevedo Faculdade de Direito de Vitória http://orcid.org/0000-0001-8156-7954
  • André Filipe Pereira Reid dos Santos Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n2p58

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Campesinato, Questão agrária.

Resumo

O trabalho pretende analisar a confusão existente acerca dos conceitos de agricultura familiar e campesinato, mais especificamente responder se são categorias que abarcam os mesmos sujeitos ou, ao revés, sujeitos distintos. Para tanto, apresenta pontos centrais dos dois paradigmas sobre os quais se desenvolve o debate acerca da complexidade da chamada questão agrária, os quais possuem visões antagônicas: o paradigma da questão agrária, que vê o agricultor familiar e o camponês como mesmos sujeitos e o paradigma do capitalismo agrário, o qual entende que o agricultor familiar é o camponês inserido no mercado. A hipótese que será apresentada neste estudo segue as diretrizes do paradigma da questão agrária, de tradição marxiana. Assim, o desafio a que nos propomos é demonstrar que agricultura familiar e campesinato são sinônimos, tendência pela reafirmação do prestígio das categorias "camponês" e "campesinato", de forma a valorizar o agricultor que trabalha com sua família na terra, de onde retira o sustento de sua família. O método utilizado é o dialético.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosaly Stange Azevedo, Faculdade de Direito de Vitória

Mestranda em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória; Juíza Substituta do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região.

André Filipe Pereira Reid dos Santos, Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

Doutor em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor/pesquisador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória (FDV)

Downloads

Publicado

2017-08-03

Como Citar

Azevedo, R. S., & Reid dos Santos, A. F. P. (2017). Camponês e agricultor familiar: mesmos sujeitos?. GEOGRAFIA (Londrina), 26(2), 58–77. https://doi.org/10.5433/2447-1747.2017v26n2p58

Edição

Seção

Artigos